Outras

FRELIMO AGASTADA COM AMEAÇAS DA OPOSIÇAO EM MAJUNE

A FRELIMO, ao nível do distreito de Majune, província do Niassa, está agastada com as constantes ameaças perpetradas por alguns partidos da oposição, com maior enfoque para a Renamo, situação que constitui preocupação no seio dos militantes do Partido, em particular e à população em geral, que passam momentos de agitação, criando instabilidade entre os cidadãos e no funcionamento normal das instituições do Estado e privadas.

Florentino Duaya, Primeiro Secretário Distrital em Majune, disse que oposição chega ao ponto de fazer ameaças de morte aos líderes comunitários e os secretários dos órgãos do Partido, alegando que as eleições gerais e provinciais de 15 de Outubro de 2014, que ditaram a vitória da FRELIMO e do seu candidato presidencial, Filipe Jacinto Nyusi, foram injustas. Face a esta situação, segundo Duaya, foram criadas quatro brigadas distritais para trabalharem nos comités de zonas, com tarefas de mobilizar as comunidades no sentido de desenvolver acções de preservação da paz e consolidação da unidade nacional e, não aderrirem aos discursos da oposição, que se resumem na promoção do divisionismo e instabilidade política e social.

Segundo Duaya, o ambiente da agitação por parte da oposição surgiu momentos apôs a divulgação dos resultados eleitorais pela Comissão Nacional de Eleiões, fazendo se sentir com maior enfoque nos povoados de Mapichite, Chinunga e Nambilange, onde a população vive sob ameaças dos elementos das oposição onde, dentre vários desmandos, pertubam o normal funcionamento das instituições governamentais.

“Em Namilange, um grupo composto por elementos da oposição, não devidamente identificados, tem vindo a fazer ameaças de espancamento aos membros dos órgãos da FRELIMO e do Governo , ao nível local. Nas sua investidas, chegaram mesmo a ameaçar em paralizar as aulas em algumas escolas do ensino primário. Contudo, graças a pronta intervenção da Polícia da República, o pior não aconteceu e tudo voltou a normalidade”, descreveu Florentino Duaya. Acrescentou porém que, durante o período pôs eleitoral, houve registo de renúncia de oito membros do MDM e um da Renamo, nos povoados de Luambala, Matucuta, Micoco, Chipuipui, Ncangano e Lugenda, para integrar as fileiras da FRELIMO no distrito de Majune. O distrito de Majune, localiza-se há cerca de 150 km da cidade de Lichinga, capital provincial de Niassa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp