“Nachingwea” deve formarconstrutores desta nação
DEFENDE SECRETÁRIO-GERAL DA FRELIMO
O Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva, afirmou que os estudantes da Universidade de Nachingwea (UNA) devem se esforçar para contribuir para a construção da nação moçambicana, promovendo os valores da moçambicanidade e do amor a patria tal como sempre defenderam os princípios da fundação deste partido.
Esta ideia foi defendida pelo Secretário-Geral da Frelimo na última sexta-feira na cerimónia de graduação de licenciados da UNA, em que afirmava que se espera que, no quotidiano das suas actividades, e independentemente da sua área de formação ou especialização, os estudantes sejam os pilares da promoção dos valores da moçambicanidade.
Segundo o SG esta instituição é uma homenagem ao grande simbolismo do Centro de Preparação Político e Militar de Nhachingwea, pelo que a direcção do partido Frelimo decidiu criar esta universidade como singelo contributo para imortalizar o legado deste local histórico, proporcionando às novas gerações uma permanente fonte de inspiração.
Referiu que a Universidade Nachingwea deve continuar a endossar, para si mesma, a missão de inculcar nos seus estudantes os valores de patriotismo, cidadania activa e responsável, ética, integridade, solidariedade, respeito ao próximo, da cultura moçambicana.
“Estes são valores atemporais e permeiam todas as gerações. E devem constituir-se no factor diferenciador da UNA, no universo académico do nosso País, e não só” disse
O Secretário Geral da FRELIMO destacou que perante os desafios actuais, os graduados devem ser criativos, evitando deixar-se cair nas armadilhas das lamentações, pois o país conta com a contribuição destes para a solução dos seus problemas. “Os moçambicanos esperam de vós ideias inovadoras e soluções responsáveis, indutoras do desenvolvimento”, acrescentou.