PAÚNDE APELA RESPEITO PELOS ÓRGÃOS ELEITORAIS
O Membro da Comissão Política da FRELIMO e antigo Secretário-Geral desta formação política, Filipe Chimoio Paúnde, apela aos partidos políticos a saberem respeitar as decisões tomadas pelos órgãos eleitorais, pois, segundo ele, isso faz parte da maturidade política que os intervenientes devem manifestar nestes processos.
Paúnde que falava na última quarta-feira em Maputo, aos órgãos de comunicação social, para reflexão em volta do processo das eleições autárquicas de 11 de Outubro, disse haver necessidade de todos os actores políticos e sociais, evitarem ao máximo, envolver-se em actos de manifestações que resultam na vandalização de bens públicos e privados, o que não ajuda na consolidação da democracia.
“Num momento em que os moçambicanos ainda aguardam pelo anúncio dos resultados definitivos pelo Conselho Constitucional, é inconcebível tomar-se iniciativa de promover marchas, com envolvimento de jovens, em protestos aos resultados eleitorais. Chamamos a consciência dos cidadãos no sentido de não aderirem a estes movimentos, que só perturbam a ordem e tranquilidade públicas”, criticou Paúnde.
Filipe Paúnde reiterou os apelos à maturidade no seio dos partidos nestes processos e deixarem os órgãos eleitorais competentes fazerem o seu trabalho, conforme ditam as leis. “O Partido FRELIMO aguarda, com toda serenidade, os resultados eleitorais a serem anunciados pelo Conselho Constitucional”, disse.