MOÇAMBIQUE VAI DAR SUA EXPERIÊNCIA SOBRE O CALAR DAS ARMAS NO MUNDO NA CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA
A delegação de Moçambique para esta 36ª Cimeira da União Africana é chefiada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que partiu está Sexta-feira, 17.02.2023 do Aeroporto de Nampula para Adis Abeba.
Moçambique tem experiência no domino de pacificação de conflitos armados e por isso, vai debater com os outros membros deste mecanismo de desenvolvimento sobre o calar das armas no continente e no mundo, dando a sua experiência neste desiderato.
O Chefe de Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, disse numa curta interacção com jornalistas que “de acordo com o comunicado que tiveram, é normal a cimeira, hoje existe um programa organizado por Moçambique, Chatham House, também PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, para além da União Africana, onde nós vamos falar sobre o silenciar das armas no mundo, em particular em África”.
Sabe-se, no entanto, que as discussões sobre a paz e a zona de comércio livre vão ser principais pontos discutidos nesta 36ª Cimeira da União Africana que decorre a partir desta Sexta-feira 17.02.2023 até ao próximo domingo, dia 19 em Adis Abeba, capital da Etiópia onde está a sede desta organização.