SG reúne com membros e simpatizantes da FRELIMO residentes em Harare
PARA FALAR DA SITUAÇÃO GERAL DA FRELIMO E DO PAÍS
O Secretário Geral da FRELIMO, Roque Silva reuniu-se na tarde de hoje 30 de Outubro com membros e
simpatizantes da FRELIMO residentes na capital Zimbabweana Harare.
No encontro bastante concorrido, Roque Silva falou da situação geral do Partido que dirige, do 12º Congresso e as principais decisões nele tomadas, da situação geral do país com destaque para os resultados da governação do Presidente Filipe Jacinto Nyusi onde destacou com exemplos concretos os resultados na construção de infraestruturas (estradas, energia eléctrica, água e saneameto dentre outras), bem como as diversas iniciativas presidenciais com impacto directo na vida da criança, da juventude, da mulher ou seja dos moçambicanos em geral.
Roque Silva falou da situação do terrorismo em alguns distritos de Cabo Delgado, Nampula e Niassa, do impacto das suas ações e do que está sendo feito para a sua erradicação indicando resultados concretos que sob a liderança do Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi estão sendo alcançados. Destacou a importância de agudizarem a vigilância no seio dos moçambicanos que vivem na Diáspora de modo a evitar que jovens no seu seio ou dos países onde vivem sejam recrutados para engrossar as fileiras dos terroristas.
Os membros da FRELIMO presentes agradeceram pelo encontro, tendo aproveitado a ocasião para apresentar algumas preocupações tais como: dificuldade de terem de se deslocar ao país para tratar certidão de nascimento e cédula pessoal para obter o BI que já se pode obter naquele país, dificuldade de acesso ao financiamento para jovens Moçambicanos que vivem naquele país, existência de um número considerável de idosos vulneráveis que não se beneficiam de apoio social dentre outras.
Sem fazer promessas, o SG disse tratar se de questões que requerem uma análise por parte das instituições do Estado vocacionadas para as quais serão encaminhadas.
Os membros e simpatizantes saudaram os resultados do 12º Congresso e o empenho do Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi na gestão do país num contexto adverso.
Assumiram o compromisso de trabalhar para reeditar a vitória da FRELIMO e do seu candidato nas eleições de 2024.