MENSAGEM DA FRELIMO PELA PASSAGEM DE 4 DE OUTUBRO, DIA DO ACORDO GERAL DE PAZ
Passam hoje 30 anos após a assinatura do Acordo Geral de Paz entre o Governo moçambicano e a Renamo, em Sant Egídio, na República Italiana e que pôs fim a guerra que durou 16 anos em território moçambicano.
A FRELIMO recorda este sublime momento que, resultando das conversações, permitiu o aperto fraterno de mãos entre irmãos moçambicanos, representados pelo Camarada Joaquim Alberto Chissano, Presidente da República durante aquele período doacto solene e Afonso Dlhakama então Líder da Renamo.
A Paz é o principal ganho que deve ser guardado em urnas de ouro pelo Povo moçambicano. Ela apesar de ténue, prevalece!
A FRELIMO considera ténue por quanto, os terroristas que matam destroem e criam luto no norte de Cabo Delgado ainda semeiam instabilidade, perigando a Paz duramente alcançado.
A FRELIMO nota com satisfação que a jovem oficialidade das FDS e todo o soldado patriótico que se encontra no teatro operacional norte, com mestria, astúcia, inteligência e garbo, expulsam os terroristas, garantindo a integridade e soberania do nosso Solo Pátrio.
Este 4 de Outubro reveste-se de importância especial, na medida em que, ocorre dias depois da realização do 12º Congresso da FRELIMO que tomou decisões vitais não só para o Partido, mas sobretudo para o Moçambique do amanhã.
A FRELIMO ao tomar estas decisões tão nobres quão pertinentes no seu pretérito 12º Congresso, fê-lo com altruísmo, pensando num futuro brilhante e radiante para todas as filhas e filhos deste belo Moçambique, e nunca para servir interesses obscuros e alheios à Pátria moçambicana.
Bem-haja o Povo moçambicano!
A FRELIMO exorta a todas forças vivas da sociedade, ao Governo, aos moçambicanos com destaque aos líderes religiosos, para que todos mantenham a Paz e por ela rezem.
A FRELIMO deseja a todos os moçambicanos feliz 4 de Outubro, dia da Paz
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA
Maputo, 04 de Outubro de 2022