FRELIMO em Inhambane realiza a sua XII Conferência Provincial
O Partido FRELIMO em Inhambane realizou no último final de semana, dias 10 e 11 de Setembro, a sua XII Conferência Provincial rumo ao XII Congresso, agendado para o período de 23 a 28 de Setembro, na Escola Central do Partido.
Trata-se de um evento de dois dias onde, dentre vários aspectos, foi eleito o novo Comité Provincial e o respectivo Secretariado que vai dirigir o Partido nos próximos cinco anos.
Na abertura da cerimónia o Chefe da Brigada Central de Assistência a Província de Inhambane, Filipe Chimoio Paunde, realçou a importância do exercício da democracia interna para o engrandecimento da FRELIMO e suas Organizações Sociais.
De acordo com Filipe Paunde “não haverá ganhadores, nem perdedores, apenas a FRELIMO é que vai ganhar com o processo que hoje inicia, saindo mais forte e coesa”.
Igualmente, Paunde apelou à observância rigorosa de todos instrumentos normativos que regem os processos de eleições internas no Partido.
Por sua vez, o Primeiro-secretário do Comité Provincial da FRELIMO, João Muchine Mudema, que foi reeleito à sua sucessão nesta Conferência, congratulou o Presidente do Partido FRELIMO e da República, Filipe Jacinto Nyusi, pela pujança e capacidade para a busca de soluções dos problemas que apoquentam o povo Moçambicano.
Sobre o processo de eleições internas, João Muchine disse que é necessário continuar a solidificar as bases para fazer face aos pleitos eleitorais.
Apelou ainda aos delegados à manutenção do ambiente ordeiro e de camaradagem, elementos que caracterizaram as fases anteriores do processo de eleições internas no Partido FRELIMO.
Dentre as várias figuras eleitas, Ludmila Maguni e Daniel Chapo foram eleitos a Membros do Comité Provincial e Comité Central, ambos dirigentes da província de Inhambane, na qualidade de Secretária de Estado e Governador, respectivamente.