IV SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO ENCERROU NA NOITE DESTE DOMINGO
Encerrou na noite deste Domingo a IV Sessão ordinária do Comité Central da Frelimo, que decorreu na cidade da Matola, província de Maputo.
Os participantes ao encontro defendem que não se deve descartar qualquer tipo de apoio externo para o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
O porta-voz da Frelimo, Caifadine Manasse, respondia a um pergunta de jornalistas sobre a existência ou não de forças militares estrangeiras no território nacional.
”O Comité Central soube que nós temos forças moçambicanas a serem treinadas por forças americanas, significa que nós temos forças americanas no território nacional ou temos a filosofia americana nas nossas forças, temos zimbabweanos e portugueses a capacitarem as nossas forças, significa que nós temos filosofia externa militar dentro do nosso país. O que nós queremos é que continuemos a aprimorar nesta linha, não se descarta todo o tipo de apoio que vier, mas sempre no sentido de que a decisão final seja do governo a orientar este processo de capacitação contínua das nossas Forças de Defesa e Segurança com apoio dos parceiros” disse.
Segundo Caifadine Manasse, o ponto mais alto da reunião foi a convocação, do local e da data da realização do 12º Congresso: para dias 23 a 28 de Setembro de 2022 na Escola do Partido Frelimo, na Cidade da Matola, Provincia de Maputo.
O anúncio foi feito pelo Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, no acto de encerramento do encontro.