Outras
Candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança da ONU: Portugal promente apoio
O apoio de Portugal à candidatura de Moçambique à Membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi confirmado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, *Augusto Santos Silva*.
*Silva* justificou o apoio pelo entendimento de que a presença de Moçambique no órgão será benéfico para a Comunidade dos Países falantes da Lingua Portuguesa (CPLP).
_”Julgo que os países lusófonos têm vantagem do facto de o Secretário-geral ser português. E, quando nós falamos da CPLP, falamos de uma organização intergovernamental que tem três eixos: o eixo da língua, o eixo da cooperação, mas também o eixo da concertação político-diplomática. E a concertação político-diplomática significa que procuramos apoiar-nos reciprocamente, uns aos outros, porque tudo o que favorece a nossa Comunidade favorece cada um dos seus membros_”, explicou o Chefe da diplomacia portuguesa, que têm boas recordações da presença de Angola no órgão.
_”Nós tivemos grande benefício quando Angola foi membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas – aliás, membro eleitor -, e ajudou-nos bastante na candidatura de *António Guterres’ a Secretário-geral_”, afirmou.
*Santos Silva* mostrou-se optimista quanto à obtenção de apoio de Moçambique ao nivel da África Austral.
Sabemos que há um processo de consulta interno às diferentes organizações sub-regionais do Grupo Africano para se chegar a consenso sobre esta candidatura.
Temos uma boa expetativa que no caso concreto da SADC (…) Moçambique possa beneficiar de apoio africano para apresentar uma candidatura, indica.