CELEBRAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO, DIA DOS ACORDOS DE LUSAKA
O Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, orientou na manhã desta segunda-feira (07) na Cidade de Quelimane, as Cerimónias Centrais alusivas ao dia da vitória.
Em Quelimane, o Camarada Presidente FILIPE NYUSI dirigiu a cerimônia de deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos e a condecoração de 25 Veteranos da Luta de Liberação Nacional.
Refira-se que, ainda hoje em Quelimane serão condecorados mais 75 Combatentes fazendo um total de 100 Combatentes, dos 900 que serão destinguidos hoje em todo o País.
Nas cerimónias de Quelimane, o Camarada Presidente visitou a exposição fotográfica e no seu discurso reiterou o respeito e valorização que o seu Governo têm para com aqueles que deram sua vida e sacrifício a bem da pátria.
O Camarada Presidente FILIPE NYUSI condenou os ataques protagonizados pela auto proclamação junta militar da Renamo e apelou para aderirem ao processo do DDR.
Ainda no contexto dos ataques, o Camarada Presidente enalteceu o papel assumido pelos jovens das FDS que estão na linha da frente no combate aos terroristas em Cabo Delgado.
Foi na Praça dos Heróis Moçambicanos em Quelimane, que o Camarada Presidente manifestou sua preocupação com a inobservância das medidas de prevenção da Covid-19 sobre tudo nas praias, onde disse que, caso continue se observando estás práticas, terá que recuar com o relaxamento das medidas sobre tudo nas praias que assim se justificar.
Redacção FRELIMO Zambézia, Quelimane – 07/09/2020