PR faz balanço positivo da Visita Presidencial à Zambézia
Quelimane, 27 de Agosto de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que sai da província da Zambézia motivado, tomando em conta o desempenho das autoridades governamentais da província face ao
cumprimento do PES e do PQG.
Falando numa comunicação à Nação, cujo tema foi “Oportunidades de Emprego, Empoderamento da Mulher e Formação Técnico Profissional”, o estadista moçambicano afirmou que a Moçambique em geral, e a província da Zambézia em particular, tiveram um salto quantitativo no que à inclusão do gênero diz respeito.
Ainda abordando o tema, o Presidente Nyusi anunciou projectos de construção de escolas e institutos de formação técnico-profissional ao nível do país em geral, e ao nível da província da Zambézia, anotando que a aposta neste ciclo de governação é a promoção do saber-fazer, de modo a dar ferramentas de auto-emprego à juventude.
Porém, o Presidente Nyusi manifestou preocupação face à taxa de mortalidade que a província regista, assim como com a taxa de analfabetismo que é mais alta que a média nacional. Nas suas recomendações, o Chefe do Estado instou às autoridades governamentais da província a apostar no aproveitamento das potencialidades turísticas que a província apresenta, assim como a opção pela diversificação da economia.
Neste aspecto, o Presidente da República exortou às autoridades da província, para intensificarem a pesca artesanal, promover a actividade industrial e recuperar o “efectivo de palmares” característicos da província, através de busca de soluções inovadoras.