Sector de educação em Nampula preparado para reinício das aulas
O facto foi revelado na tarde de hoje, 13 de Julho do ano em curso aquando a visita do Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula naquela Direcção através do informe.
Na ocasião, Manuel Rodrigues, apelou a Direcção a retobrar esforços no sentido de criar condições em todas Escolas existentes na Província de modo haja a reabertura e o reinício das
respectivas aulas para que não periga a saúde das crianças.
Segundo Manuel Rodrigues, a Direcção Províncial de Educação deve ser clara sobre o nível de coordenação que temos com os Serviços Provínciais de Acção Social, este interface no entanto aquilo que é a instalação dos órgãos de Governação descentralizada.
“Quando estamos a nos referir no processo de ensino e aprendizagem também temos que estar consciente de que temos também outros actores normalmente o Governo Centrale outros parceiros e pais e encarregados de educação para que possamos continuar a trabalhar”-disse Manuel Rodrigues.
Naquela Direcção, o Chefe do Executivo Províncial visitou todas instalações onde manteve vários contactos e intervenções com os funcionários daquela instituição afectos em vários departamentos .
O sector de educação na Província de Nampula diz estar preparado para o reinício das aulas presenciais neste mês, no ensino secundário e nos centros de formação de professores.
Para o efeito, decorre a organização de salas de aula para acolher os alunos em todos os distritos da Província, que inclui a limpeza das escolas alocação de material de higiene e abertura de fontes de água para garantir o cumprimento de medidas preventivas do novo coronavírus.
A directora Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, na Província de Nampula, Mariamo Agostinho, disse que decorre igualmente a restruturação de turmas para o distanciamento físico dos alunos.
Depois do informe da Direção Províncial de Educação, Manuel Rodrigues prosseguiu com as actividades do dia, tendo reunido separadamente e obdecendo as regras de distanciamento social de 1.5m entre pessoas com Gestores de Escolas, Presidente dos Conselhos de Escolas e representes dos Professores.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.