Outras

Governo encerra por 30 dias todas as escolas no reforço das medidas de prevenção contra o COVID 19

O Governo vai encerrar por 30 dias todas as escolas do ensino primário até ao superior, no âmbito do reforço das medidas de prevenção da contaminação do novo coronavírus.

 

A medida foi anunciada esta tarde em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, numa comunicação à Nação.

O Chefe do Estado anunciou ainda o cancelamento de todos os eventos sociais que envolvam mais de 50 pessoas e o reforço das medidas de segurança em todas as fronteiras do país.

Nyusi anunciou ainda a suspensão da emissão de vistos de entrada para Moçambique e o cancelamento de todos, já emitidos.

“Tendo em conta a rápida evolução da epidemia a nível regional e  internacional, decidimos reforçar as medidas de prevenção anteriormente anunciadas com efeito a partir do dia 23 de Março, segunda-feira, por um período de trinta dias, nomeadamente: Reforçar as medidas de obrigatoriedade de quarentena domiciliária de catorze dias para todos os viajantes, acho que se recordam, anteriormente era para aqueles que vinham de países considerados de maior fluxo, mas agora é para todos os viajantes, determinar o encerramento de todas as escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar ao ensino superior, suspender a realização de todos os eventos de carácter social que envolvam mais de 50 pessoas” , disse o Presidente da República, Filipe Nyusi, reforçando das medidas de prevenção contra a contaminação pelo novo coronavírus, uma doença declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Chefe do Estado referiu que no país foram identificados e testados 35 suspeitos de estarem contaminados pelo coronavírus, cujos resultados deram negativo.

Presentemente estão em quarentena domiciliária 267 cidadãos nacionais e estrangeiros provenientes de países de alto risco com acompanhamento das autoridades sanitárias.

O Chefe do Estado anunciou que a partir de segunda-feira, também no âmbito do reforço das medidas anunciadas, vai ser criada uma comissão técnico-científica presidida pelo Ministro da Saúde que integra profissionais de diversas especialidades, incluindo clínicas, para aconselhar o governo na tomada de decisões com base em evidências científicas e apoiar acções de comunicação social. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp