Presidente da República Portuguesa está em Moçambique
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a importância da presença de dirigentes portugueses na tomada de posse, esta quarta-feira, de Filipe Nyusi, reeleito Presidente de Moçambique.
O Chefe de Estado português que aterrou no Aeroporto Internacional de Maputo num voo comercial, oriundo de Lisboa, foi recebido pelo ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco.
“É muito importante estarmos cá neste momento”, referiu aos jornalistas.
Marcelo destacou as “ligações de fraternidade com Moçambique, que são únicas. A presença de Portugal e o facto de o Presidente português ser o único chefe de Estado dos países membros da União Europeia” a assistir à posse de Nyusi, mostra a importância da presença.
Marcelo Rebelo de Sousa durante a sua permanência no país, vai deslocar-se à cidade da Beira, em Sofala, para se inteirar dos estragos do ciclone Idai e manter encontros com membros do governo, com representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, deputados e com outras personalidades. Marcelo Rebelo de Sousa regressa a Portugal na manhã de sábado.