Filipe Jacinto Nyusi e a Frelimo proclamados vencedores das eleições de 15 de Outubro
O Conselho Constitucional proclamou, esta segunda-feira, Filipe Jacinto Nyusi vencedor da eleição presidencial de 15 de Outubro e o seu partido, a Frelimo, vencedora das eleições legislativas e provinciais.
Num discurso de aproximadamente uma hora e meia, a Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia da Luz Ribeiro, disse que as irregularidasdes ocorroridas no processo de votação não influenciaram a tendência dos resultados.
Filipe Nyusi obteve 4.507.549 votos, correspondentes a 73 por cento; contra 270.615 votos, correspondentes a 4,58 por cento de Daviz Simango, do Movimento Democrático de Moçambique, 1.351.284, correpondemtes a 21,89 por cento de Ossufo Momade e, 45.265, correspondentes a 0,74 por cento de Mário Albino.
O Conselho Constitucional validou, igualmente, a eleição dos cabeças de lista da Frelimo a cargo de governadores nas dez províncias do país, bem como a maioria absoltura da Frelimo na Assembleia da República, com 184 dos 250 deputados.
A validação foi anunciada numa cerimónia pública realizada no Centro de Conferências Joaquim Chissano e acomopanada por diversas entidades, em todo o país.
Na capital, Maputo, a FRELIMO, partido vencedor, realizou uma escuta pública, da validaçao dos resultados eleitorais.