COMISSÃO POLÍTICA COMUNICADO DE IMPRENSA
Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 24 de Setembro de 2019, na Sede Nacional da FRELIMO, a 37a Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.
1. A Comissão Política analisou o decurso da campanha eleitoral e rigozija-se pela afluência massiva aos comícios e caravanas de animação da campanha e, pela forma ordeira, pacífica e animada como o povo moçambicano recebe e apropria-se, em todo o país, do manifesto eleitoral da FRELIMO e do Compromisso do nosso Candidato Filipe Jacinto Nyusi.
2. A Comissão Política foi informada sobre os acidentes ocorridos na campanha eleitoral em algumas provincias do País onde houve perda de vidas humanas e feridos, lamenta o sucedido, solidariza-se com as familias enlutadas, endereça os mais profundos sentimentos de pesar e deseja rápidas melhoras aos que se encontram no leito hospitalar.
3. A Comissão Política saúda o Presidente da FRELIMO pela participação activa e humilde na campanha eleitoral e congratula-se pela forma calorosa como tem sido recebido e saudado pelas populações que afluem, massivamente, nos comícios por ele orientados, em todas as províncias.
4. A Comissão Política felicita o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, pela inauguração do monumento em memória aos mártires de inhaminga, no Distrito de Cheringoma, Província de Sofala, que representa um marco importante para a nossa história e simboliza a heroicidade do povo moçambicano na luta pela sua autodeterminação.
5. A Comissão Política exorta ao povo Moçambicano para que continue a participar na campanha eleitoral de forma activa, ordeira, pacifica, animada e que no dia 15 de Outubro, faça sol, faça chuva, aflua, massivamente, às mesas das assembleias de voto e renove a sua confiança na consolidação da Unidade Nacional, da Paz e do desenvolvimento do nosso País, votando na FRELIMO e no Presidente Filipe Jacinto Nyusi.
6. A Comissão Política apela aos membros, militantes, simpatizantes e a população em geral para traduzirem os dias que restam da campanha num verdadeiro momento de celebracação das nossas conquistas colectivas, onde cada moçambicano, deve dar o seu contributo para a consolidação da paz, concórdia e estabilidade social.
7. A Comissão Política repudia e condena com viemência atitudes de violência e de vitimização protagonizadas pela oposição e exorta aos membros e simpatizantes da FRELIMO a continuarem a pugnar pela Paz e pela convivência pacífica e ordeira, e a não deixar levar-se pelas provocações da oposição.
8. A Comissão Política saúda aos membros, simpatizantes e a população, em geral, pela realização da marcha e outros eventos de repúdio aos ataques de malfeitores, em Cabo Delgado e exorta a população para reforçar a vigilância e denuncie todos actos que ponham em causa a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
9. A Comissão Política endereça ao Povo moçambicano uma saudação especial, pela passagem do 25 de Setembro, dia do inicio da Luta Armada de Libertação Nacional e das Forças de Defesa de Moçambique e apela a todos a fazerem desta data uma ocasião de reflexão do que todos e cada um de nós pode fazer em prol da Paz, solidariedade, tolerância, respeito mútuo como forma de juntos e unidos darmos continuidade das conquistas dos soldados do 25 de Setembro de 1964, a nossa fonte de inspiração.
10. A Comissão Política renova a saudação ao trabalho das Forças de Defesa e Segurança, na manutenção do clima de tranquilidade e livre circulação de pessoas e bens, em todo o país.
• JUNTOS FAZEMOS MOÇAMBIQUE DESENVOLVER
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA