PR defende que fundo soberano deve funcionar de forma independente
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende que um Fundo Soberano moçambicano deve funcionar de forma independente, com transparência e previsibilidade, guiando-se de acordo com a lei. Nyusi entende que um Fundo Soberano não pode ser mais um motivo
para criar confusão e ter que levar gestores para cadeia.
O Presidente da República falava na cerimónia de abertura do seminário sobre Fundo Soberano, um evento organizado pelo Banco de Moçambique e Fundo Monetário Internacional. Contando com a participação de gestores e especialistas nacionais e estrangeiros, o seminário visa criar condições para a constituição de um Fundo Soberano em Moçambique, que resulta de poupança de receitas de exploração de recursos minerais, em particular o gás natural.
Filipe Nyusi deu as balizas do que pretende que seja o Fundo Soberano.
Entretanto, o Presidente da República não quer que a constituição deste fundo traga dissabores para a sociedade moçambicana.
O seminário sobre o Fundo Soberano tem a duração de dois dias, sendo que, nesta quinta-feira, vai contar com a presença de um especialista que se vai dirigir a funcionários do Banco de Moçambique e do Ministério da Economia e Finanças.
Por Orlando Macuácua