Governo de Sofala encoraja mulheres a reflectir sobre processo eleitoral.
A Secretária Permanente da Província de Sofala, Augusta Maita , sublinhou que o Governo chefiado por Sua Excia Alberto Mondlane nesta parcela, encoraja às mulheres, a reflectir, analisar, partilhar informações sobre os desafios da participação das mulheres nos próximos processos eleitorais no país.
Falando por ocasião da realização da Primeira Assembleia Nacional de Mulheres sobre o processo eleitoral, Maita , referiu que no entender do Governo, a escolha da Província exprime o reconhecimento da maturidade democrática, que se traduz na consolidação progressiva dos valores de tolerância, igualdade de oportunidades, liberdade de expressão dos cidadãos.
” Acreditamos que a Assembleia encontrará nesta Província atmosfera apropriada para mobilizar e impulsionar a participação da mulher na política, em condições de liberdade de escolha e de decisão, evitando determinantes sociais impostas pelas relações de género, que sempre prejudicaram a livre participação da mulher nos processos eleitorais “, disse.
A fonte, precisou que é chegada a hora de motivar o envolvimento da mulher, na condução dos nossos municípios, participando activamente na escolha dos seus dirigentes, não somente como eleitoras mas como candidatas em lugares elegíveis.
” Para que tal aconteça, as mulheres precisam de se libertar das amarras das tradições, da imposição do patriarcado, do voto telecomando pela vontade masculina “, frisou.
Para além disso, a Secretária Permanente, realçou de que, com a realização daquele evento espera que seja alcançada a equidade de género nas Assembleias municipais e na liderança das 53 autarquias.
Refira-se que o evento de dois dias junta na Beira mais de cinquenta mulheres, provenientes de todo o país.