COMUNICADO DE IMPRENSA DA COMISSÃO POLÍTICA
Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 07 de Agosto de 2018, na Sede Nacional da FRELIMO, a 17a Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar os assuntos que marcam a vida interna do Partido e do País.
1. A Comissão Politica manifesta o seu apoio incondicional ao Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela assinatura com o coordenador da Renamo de um memorando de entendimento sobre questões militares visando o desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo.
2. A Comissão Politica entende que o memorando demonstra a vontade inabalável do Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, de tudo fazer para o resgate de uma Paz efectiva e duradoura, almejada por todos moçambicanos para a concretização das suas mais nobres aspirações.
3. A Comissão Política exorta a todos os moçambicanos a guiarem-se pelo espírito de reconciliação imbuído no memorando de entendimento, reafirmando o diálogo e a tolerância como caminhos para a harmonia social no país.
A Comissão Politica saúda ainda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI:
• Pelo sucesso das visitas de trabalho nas províncias de Niassa e Tete, que marcaram o fim do cíclo de visitas presidenciais, na edição 2018, na acção de diálogo permanente com o seu Povo, na busca das melhores soluções para os problemas do desenvolvimento, num modelo de governação cada vez mais participativo e inclusivo.
• Pela direcção das cerimónias centrais de celebração dos 50 Anos do II Congresso da FRELIMO, que decorreu no posto administrativo de Matchedje, Distrito de Sanga, na província do Niassa, ocasião que imortaliza os feitos
daqueles que lutaram para a independência de Moçambique.
• Pela participação na X Cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul) na vizinha África do Sul sob o lema: “A Colaboração para o Crescimento Inclusivo e Prosperidade Partilhada na 4ª Revolução Industrial”, encontro que aprofundou a cooperação para o crescimento e desenvolvimento sustentável das economias dos estados envolvidos.
4. A Comissão Politica saúda o Governo de Moçambique pela realização com sucesso da 10a Edição do Festival Nacional da Cultura, ocasião que serviu para cristalizar a visão e sentido de pátria, para além de fortalecer os laços de amizade, irmandade e de Unidade Nacional.
5. A Comissão Politica analisou e homologou as candidaturas da FRELIMO à cabeças de lista e a Membros das Assembleias Municipais pois considera que este, decorreu em conformidade com os Estatutos, a Directiva Eleitoral e as aspirações das bases da FRELIMO e dos munícipes das 53 autarquias.
6. A Comissão Política reconhece e saúda, efusivamente, o trabalho desenvolvido pelas Forças de Defesa e Segurança na defesa da nossa soberania e garantia da ordem e tranquilidade públicas.
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA