Filipe Nyusi promete estrada e ponte aos residentes de Machaze
O Presidente da República, Filipe Nyusi, visitou, este sábado, a localidade de Sambassoca, no distrito de Machaze, em Manica.
Nyusi orientou um comício popular, no qual tranquilizou os residentes de Machaze em relação à estrada Chitobe-Muxúngue e à ponte sobre o rio Save.
“Sabemos que é uma estrada que a estimativa inicial é de 120 milhões de dólares americanos, porque o perfil não é muito regular. Por isso está no nosso programa de governação destes cinco anos. O nosso programa também inclui a ponte sobre o rio Save, que nos vai facilitar para ir ao distrito vizinho de Massangena, em Gaza. O Governo está à procura de recursos para retomar essas actividades, logo que estivermos organizados”, disse.
O Chefe de Estado fez, igualmente, promessas em relação à energia para o Posto Administrativo de Save e ao Hospital Distrital, tendo referenciado que o executivo está a mobilizar recursos.
Na mensagem à população, Filipe Nyusi pediu o fim de queimadas descontroladas porque dizimam as florestas e empobrecem os solos.
Sambassoca faz fronteira com Massangena na província de Gaza por isso a língua falada predominantemente é o Changana. Sambassoca em xindau significa lavar os pés. Reza a tradição que quem vai pela primeira vez deve lavar os pés num riacho que por ali passa.
Apesar de ser a primeira vez que um presidente da República visita a localidade, que dista quase 100 km de sede do distrito de Machaze, a Filipe Nyusi, foi dispensado esse ritual.
À sua chegada e a pé juntamente com os residentes, Filipe Nyusi foi ver uma feira agro-pecuária onde os residentes de Machaze exibiram o que produzem.