“Processo de paz em Moçambique é irreversível “- PR
Nyusi falava, em Maputo, num banquete de Estado oferecido ao Primeiro- ministro português, António Costa que está de visita ao nosso país.
“A paz não nasce por se vencer um adversário. A verdadeira paz consiste em nunca chegar a ter inimigos. Decidimos falar entre moçambicanos antes
de exaustarmos todas as nossas energias, recursos e boa-fé que são necessários para construir pontes, produzir comida, instalar água e energia, habitação, educação, saúde e políticas sustentáveis para erradicação da pobreza. Entre moçambicanos não somos inimigos, daí que a melhor via que escolhemos para o nosso convívio fraterno é o diálogo”, frisou.
O Chefe do Estado acrescentou que o desarmamento dos homens da Renamo é uma das fases importantes para a consolidação da democracia em Moçambique.
Por outro lado, o Presidente da República referiu que as reformas introduzidas pelo governo no sector de Administração estão a tornar a gestão da coisa pública mais sustentável.
Ontem, O Presidente da República, e o primeiro-ministro Português, António Costa participaram na terceira cimeira bilateral Moçambique – Portugal, um encontro que culminou com a assinatura de dez acordos de cooperação.
António Costa manifestou o compromisso de Portugal trabalhar para operacionalizar os acordos assinados na Cimeira.
Primeiro-ministro de Portugal, cumpre, esta sexta-feira, o segundo dia de visita a Moçambique. ( RM)