25 de Junho: Foco na libertação económica
A POPULAÇÃO da província de Inhambane não deve perder o foco da continuidade da luta pela conquista da independência económica, um feito que será alcançado com o aumento da produção e produtividade em todos os sectores de actividade.
O apelo foi lançado segunda-feira pelo governador Daniel Chapo na celebração do 25 de Junho, dia em que o país assinalou o 43º aniversário da sua independência do jugo colonial português.
Salientou que a estabilidade política é fundamental para a prossecução das acções visando o desenvolvimento económico do país. Disse que o engajamento de todos os cidadãos no apoio às iniciativas do Presidente da Republica, Filipe Nyusi, com vista ao alcance de uma paz definitiva no país
Apelou à população de Inhambane para sensibilizar a Renamo a cumprir com os entendimentos alcançados no diálogo político ao mais alto nível.
“O aprofundamento da democracia, a consolidação da reconciliação nacional e a preservação da unidade nacional devem ser assegurados com a desmobilização e reintegração das forças residuais da Renamo antes das eleições autárquicas de 10 de Outubro, e que o país tenha apenas um Exército.
Sobre o significado da independência nacional, Daniel Chapo apelou para a necessidade de se valorizar as conquistas alcançadas ao longo dos 43 anos, bem como manter a vigilância contra os sabotadores da economia, denúncia aos actos de corrupção, mau uso da coisa pública, entre outros males que entravam o avanço da economia nacional.
Segundo afirmou, são conquistas da independência nacional a presença de médicos em todas as unidades sanitárias, o aumento crescente dos estabelecimentos de ensino superior, expansão da rede de abastecimento de água, energia eléctrica, entre outros ganhos tangíveis.