Presidente da República inaugura armazém de medicamentos na cidade de Maputo
O Presidente da República, Filipe Nyusi, instruiu esta quarta-feira o sector da saúde a melhorar os métodos de armazenamento de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde.
Filipe Nyusi falava após a inauguração de um armazém que irá assegurar a distribuição de medicamentos na cidade de Maputo e arredores.
Trata-se de um edifício imponente, construído de raiz no bairro do Zimpeto, Distrito Municipal de KaMubucuana, cujas obras custaram setenta e um milhões de meticais, num financiamento do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
A inauguração daquela infra-estrutura está inserida na visita de trabalho de três dias que o Chefe do Estado moçambicano iniciou, esta quarta-feira, à cidade de Maputo.
Para Filipe Nyusi, um dos aspectos intrínsecos ao armazenamento de medicamentos e outros artigos médicos é a distribuição.
“Uma distribuição racional deve garantir rapidez na entrega, em quantidade e qualidade desejadas, e o transporte de acordo com as características específicas de cada produto”- disse o Presidente da República.
O Presidente Filipe Nyusi reconheceu haver casos de desvio e venda ilegal de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde e explicou que esses constrangimentos não serão eliminados apenas com a construção de mais armazéns.
Há necessidade, segundo Filipe Nyusi, de aumentar o controlo dos medicamentos e outros artigos médicos do Sistema Nacional de Saúde, melhorando o sistema de gestão de stocks e de conservação de medicamentos e artigos médicos.
O Chefe do Estado Moçambicano recomendou maior responsabilização e prestação de contas, por parte de todos os intervenientes da cadeia de abastecimento.
Ainda na manhã desta quarta-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu uma sessão extraordinária do governo da cidade de Maputo e visitou uma exposição artesanal promovida por diferentes expositores da urbe.