Outras

PR defende empoderamento dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz haver necessidade de capitalizar a experiência Ugandesa, em matéria de empoderamento dos veteranos da luta de libertação nacional.

O Chefe de Estado falava, esta sexta-feira, em Maputo, num encontro com os combatentes da luta de libertação Nacional, no quadro da visita do

Presidente Yoweri Musseveni.
Na ocasião, o Presidente Nyusi disse que os veteranos da luta de libertação nacional, devem liderar processos de desenvolvimento do país.
“Mas eu gostaria que o Presidente Musseveni também, para além de fazer referência ao passado, fizesse também referência do presente e sobretudo em relação aos veternos. Eles têm uma experiência muito grande; os veteranos em Uganda estão envolvidos na construção da econmia do país, incluindo ele prórpio. Então, essa experiência é necessária para nós todos poderemos capitalizar. O tempo nunca é perdido, mas as experiências quando existem têm que ser exploradas” disse.

O estadista moçambicano, que resumiu a trajectória do Uganda para a libertação do regime de Idi Amim, com apoio de Moçambique, disse que agora é momento de reforçar a diplomacia económica, entre os dois países.
Para o Presidente do Uganda Yoweri Musseveni, Moçambique desempenhou um papel preponderante, na formação político-militar de seus combatentes da luta de libertação daquele país.
Yoweri Museveni falou das ligações históricas, entre os ex-movimentos libertadores, tendo por isso sido formados quatro grupos de combatentes.
“Tivemos quatro grupos distintos de combatentes, treinados com apoio de Moçambique, começando por Nachingweia, na Tanzânia. Tivemos outro grupo de 53 combatentes que não chegou a concluir a formação, por não se ter comportado bem, na óptica do presidente Samora, e o último grupo recebeu instrução político-militar em Montepuez, em 1979”
Este sábado, última etapa da sua visita de três dias ao País, Yoweri Musseveni, desloca-se a Montepuez, Província de Cabo Delgado, onde vai visitar o Centro de Instrução militar local. (RM)

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp