MENSAGEM DO PARTIDO FRELIMO, PELO DESAPARECIMENTO FÍSICO DO PRESIDENTE DA RENAMO AFONSO DHLAKAMA
Foi com profunda dor e consternação que a Comissão Política, o Presidente do Partido FRELIMO, o Secretariado do Comité Central e os militantes da FRELIMO tomaram conhecimento do desaparecimento
físico do Presidente da Renamo Afonso Dhlakama, ocorrido ontem dia 03 de Maio, na Serra de Gorongosa , vítima de doença.
O seu desaparecimento físico colheu a FRELIMO, seus membros e simpatizantes de surpresa, e acontece num momento mais importante no roteiro de busca de uma paz efectiva e duradoura: o de desarmamento e desmilitarização dos seus homens.
A FRELIMO entende que a melhor forma de honrar a memória do Presidente da Renamo será o de perseguir o sonho que nos últimos dias alimentava e acreditamos com os passos firmes que deu que era real: o de ver o país em paz definitiva.
Queremos neste momento de luto e dor enaltecer o esforço que foi feito pela direcção máxima do nosso Partido na pessoa do Camarada Presidente, FILIPE JACINTO NYUSI, no sentido de ajudar a evacuar o Presidente da Renamo para receber tratamento fora da serra de Gorongosa.
Ainda que não tenha produzido o resultado pretendido, entendemos que com este gesto, o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, nos ensina mais uma vez o valor da reconciliação, da irmandade e humanismo.
Neste momento de luto e dor, a Comissão Política, o Presidente do Partido FRELIMO, o Secretariado do Comité Central e os militantes do Partido, manifestam as mais sentidas condolências à família enlutada.
Endereçam igualmente aos membros e simpatizantes da Renamo os mais sentidos pêsames e exorta-os neste momento de luto e dor a unirem-se cada vez mais, de modo a levarem a bom porto o sonho iniciado pela sua liderança.
A FRELIMO entende que este momento é o de unir os esforços e olharmo-nos todos como irmãos interessados num único objectivo: um Moçambique em Paz e em franco desenvolvimento
Descanse em Paz!