SAUDAÇÃO AOS TRABALHADORES MOÇAMBICANOS
MENSAGEM DA FRELIMO EM SAUDAÇÃO AOS TRABALHADORES MOÇAMBICANOS, POR OCASIÃO DO 1º DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES
Compatriotas,
Sob o Lema “SINDICATOS JUNTOS NA LUTA PELOS DIREITOS LABORAIS E SINDICAIS” , assinala-se hoje no País e no Mundo o 1º de Maio, reconhecido internacionalmente como Dia do Trabalhador.
A FRELIMO reconhece que o trabalho é a principal fonte geradora da riqueza. Por isso, a FRELIMO defende a cultura do trabalho, a valorização da formação profissional e a protecção do trabalhador.
A FRELIMO reconhece o papel do Movimento Sindical Moçambicano, representado pelos Sindicatos e outras organizações de trabalhadores, quer sejam aos sectores informais, agro-pecuários, trabalhadores domésticos, quer do Aparelho do Estado ou do Sector Privado, todos movendo-se no sentido de alavancar esta Pátria que, em última instância, é propriedade e Mãe de todos nós, cidadãos.
O trabalho em si, implica entrega individual e aí, o Homem age para adquirir certos fins. Agindo, esta a fazer a História. Somos moçambicanos que, de forma constante devemos trabalhar, escrevendo a nossa História em páginas douradas.
Estamos num ano em que em Outubro próximo vão decorrer as eleições autárquicas. A FRELIMO exorta a todos os compatriotas que, residindo em vilas e centros urbanos onde irão decorrer as eleições autárquicas, para que afluam as mesas de recenseamento, mobilizando ainda outros munícipes a procederem da mesma forma de modo a obterem o cartão de eleitor para o exercício de mais um dever cívico e de cidadania.
Saímos ontem do mês de Abril, dedicado a Mulher, essa que é trabalhadora, mãe, esposa, filha, companheira, dedicada e pleno de ternura. A FRELIMO reconhece a acção da Mulher Moçambicana e neste dia especial para todos nós, a FRELIMO estende o seu carinho para a Mulher laboriosa.
A FRELIMO saúda a Comissão Tripartida, o Movimento Sindical, os Empregadores e o Governo, pelo consenso alcançado na revisão salarial e exorta os intervenientes a manterem o diálogo construtivo que vêm tendo, pela dignificação do Trabalhador.
A FRELIMO condena com veemência todos os actos praticados por empregadores que violam a legislação laboral moçambicana, através de práticas de humilhações aos moçambicanos.
A FRELIMO considera que todos cidadãos deste País são merecedores de trato condigno que se enquadra no estipulado na Lei Mãe.
A FRELIMO, por ocasião desta data saúda a todos os trabalhadores, ao Movimento Sindical, ao Governo, ao Sector Privado e a todos os cidadãos e deseja-lhes festas felizes.
UNIDADES,
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
Maputo, 01 de Maio de 2018