OTM CENTRAL SINDICAL EM INHAMBANE ENALTECE OS FEITOS DO PRESIDENTE NYUSI
A Organização dos Trabalhadores Moçambicanos em Inhambane enaltecem os feitos do presidente da república no seu envolvimento na busca da paz efectiva e criação de um bom ambiente de trabalho.
Os trabalhadores da província de Inhambane, teceram essas palávras a dias num encontro de saudação ao governador desta parcela do país no âmbito das celebrações do dia 1 de Maio Dia Internacional dos trabalhadores.
Segundo Miguel Tinga Secretrário da OTM em Inhambane, o presidente da república tem se empenhado dia apos dia na busca de um diálogo saudável para o alcance da paz efectiva, se deslocando frequentimente a serra da Gorongosa para um diálogo permanente com o líder da RENAMO para que uma vez por todas a paz seja uma realidade em Moçambique, o que no seu entender irá galvanizar um bom ambiente de trabalho.
“Aproveitamos esta ocasião, para encorajar a liderança da RENAMO na pessoa do seu líder Afonso Dlhakama para junto com o mais alto magistrado da nação o presidente Filipe Nyusi continuarem com o processo negocial no sentido de se alcançar uma paz efectiva e duradoura de Moçambique, ao que afirmamos que não queremos guerra no nosso país”, encorajou Miguel Tinga.
O Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo, disse na ocasião que a mensagem da OTM é comuncada por toda população desta província em particular e do país em geral, tendo apelado os sindicalistas a melhorarem o ambiente de trabalho, não pautando por despedimentos ilegais nas empresas e que trabalhem lado a lado com os empregadores.
“Temos que evitar que hajam trabalhadores nas empresas que estão a exercer a funçao sem no entanto terem contratos firmados, sendo importante firmar contratos para se ter bases nos seus direitos e deveres das partes, falamos da entidade empregadora e do trabalhador”, apelou Daniel Chapo.
Por outro lado, o governante, chamou atenção as entidades empregadoras para que observem no máximo o pagamento aos seus trabalhadores do salário minímo em vigor no país.
Fizeram-se presente na saudação ao governador da província, vários sindicatos assim como organização das empregadas domésticas.