Governo da Província de Sofala procura soluções sólidas para reabilitação de rodovias.
O Governo da Província de Sofala, liderado por Maria Helena Taipo , já tem soluções bem traçadas visando criar condições de transitabilidade nas vias de acesso desta parcela do país.
As ideias foram aprimoradas durante a Primeira Sessão Ordinária da Comissão Provincial de Estradas, que logo à sua chegada de volta à província Mulher incansável Taipo , dirigiu hoje.
Falando em Conferência de Imprensa, o Director Provincial da Economia e Finanças, e porta-voz daquele encontro, Lénio Mendonça ,precisou que a sessão tinha por objectivo reflectir sobre dois pontos de agenda, fazer avaliação da execução de contratos que foram celebrados no ano passado, para manter a rede viária da Província transitável.
A nossa fonte, disse que o segundo ponto tem haver com as perspectivas deste ano, os troços que estão no plano económico da Província visando criar algum nível de transitabilidade.
” Como sabem a rede rodoviária das estradas em Sofala é de 2.500 quilômetros , sendo 2.1 78 com desempenho de 83 por cento da rede viária transitável em 2017, mediante a intervenção dos empreiteiros que foram selecionados para fazer as infra – estruturas “, disse.
O porta-voz daquele encontro, revelou que o desafio do Governo Chefiado por Taipo, é a aposta de qualidade de obras sobretudo nas intervenções que são feitas.
” Uma das grandes preocupações que o nosso Governo Provincial tem é a transitabilidade da Estrada Nacional Número Um EN1 , Inchope – Caia , que é a mais crítica “, sublinhou.
O nosso interlocutor, afirmou que para este ano está previsto pouco mais de 245 milhões de meticais contra uma proposta de 900 milhões de meticais que a Província tinha feito proposto mediante ao levantamento efectuado.
” O Fundo Nacional de Estradas comunicou que apesar da nossa proposta , o valor existente era este”, precisou.
A fonte precisou que o Governo de Taipo, discutiu e já aventa possibilidade de firmar soluções sólidas com vários parceiros, visando sanar os problemas da rede viária naquilo que for necessário em particular na N1. Tudo isto visa tornar as vias transitáveis com a base aceitável.
Refira -se que a Primeira Sessão Ordinária da Comissão Provincial de Estradas, foi orientada pela Governadora da Província de Sofala, Maria Helena Taipo .