KENYATTA QUER COOPERAÇÃO ENTRE PARLAMENTOS DE QUÉNIA E MOÇAMBIQUE
O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, convidou a Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, a traçar estratégias de cooperação com a contraparte queniana,
como forma de aproximar cada vez mais os dois países e povos.
Falando ontem a jornalistas, após o encontro de cortesia com a Presidente da AR, Verónica Macamo, o estadista queniano, que se encontra de visita a Moçambique, disse que a cooperação parlamentar deverá concorrer para estimular a troca de experiências entre os dois órgãos legislativos.
“Cooperamos a nível governamental. Mas há também espaço para alargarmos a cooperação para os nossos parlamentos,” disse Kenyatta, sublinhando que a cooperação parlamentar deverá aprofundar, no geral, as relações sociais, económicas e políticas.
Sobre a celebração, ontem, da Sexta-Feira Santa, o Presidente queniano recomendou a uma maior união entre os africanos, no geral, e entre Moçambique e Quénia, em particular.
Na ocasião, disse ser possível alcançar uma paz efectiva no país, mesmo com a diversidade de opiniões entre os partidos políticos existentes em Moçambique. “Estou feliz por ter tido informações sobre como está a decorrer o processo da paz em Moçambique”, acrescentou.
Por seu turno, Verónica Macamo afirmou que nas conversações, que decorreram à porta fechada, vincou a necessidade de a AR ter uma função peculiar para secundar a cooperação governamental.
“A grande questão que temos é que papel é que esta Casa (AR) deve ter para secundar os esforços dos dois países, particularmente a nível de governamental,” vincou.
Ainda ontem Kenyatta depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos em memória aos que morreram pela independência e bem-estar de Moçambique e visitou o porto de Maputo.(RM/AIM)