Comunicado de Imprensa – Comissão Politica
Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia
28 de Março de 2018, na Sede Nacional da FRELIMO, a 10ª SessãoOrdinária da Comissão Política, para analisar a actual situação
política, económica e social do país e do mundo.
1. A Comissão Política tomou conhecimento do trágico acidente de viação, ocorrido na estrada Nacional Número 4, Bairro LuísCabral, Cidade de Maputo, que vitimou e feriu algunscompatriotas.
2. Neste momento de dor e consternação, a Comissão Políticaendereça os sentimentos de profundo pesar e solidariedade às famílias enlutadas e às vítimas que se encontram, ainda no leito hospitalar, que tenham rápidas melhoras para que brevemente regressem ao convívio familiar e insta o Governo a reforçar todas as medidas, de forma a garantir segurança rodoviária e aos automobilistas, para a observância das regras de trânsito.
3. Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela direcção firme dos trabalhos da II Sessão Ordinária do Comité Central, o que permitiu o cumprimento integral e, com sucesso, da sua agenda e a adopção de medidas que irão imprimir maior dinâmica na acção do Partido, rumo às vitórias nos pleitos eleitorais que se aproximam.
4. A Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela direcção da cerimónia de lançamento dos
50 anos da realização do II Congresso da FRELIMO, e exorta os membros do Partido e todo o Povo moçambicano a envolverem-se
neste importante marco histórico da Nação moçambicana.
5. A Comissão Política saúda a Organização da Mulher Moçambicana, OMM, pela passagem dos 45 anos da sua criação, comemorados sob o lema: “Activismo transformando a vida da
mulher ao lado do homem” e reitera o seu compromisso de defesa da mulher, implementando medidas tendentes à promoção da sua autonomia económica e financeira.
6. A Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela visita do seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, a Moçambique, no quadro do reforço das históricas relações de amizade, irmandade, económicas e políticas, entre os
dois países e povos, cujos ganhos vão se reflectir, com a medida de funcionamento ininterrupto da Fronteira de Ressano Garcia.
7. A Comissão Política considera que a medida vai reforçar a cooperação no domínio económico, sobretudo na livre circulação de pessoas, bens e na promoção de vantagens recíprocas.
8. A Comissão Política foi informado sobre o decurso dos trabalhos da VII Sessão Ordinária da Assembleia da República e saúda a Bancada Parlamentar da FRELIMO, pela assinatura do memorando de entendimento em torno dos consensos alcançados sobre a Revisão Pontual da Constituição da República entre o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI e o líder da Renamo, no processo do diálogo para paz efectiva no país.
9. A Comissão Política analisou e aprovou a nova estrutura do Secretariado do Comité Central, a qual passa a ter a seguinte composição:
Organização – Alcido Nguenha;
Relações Exteriores Chakil Aboobacar;
Formação, Quadros e Assuntos Parlamentares, Assembleias Provinciais e Autárquicas – Francisco Mucanheia;
Administração e Finanças – Sónia Macuve
Comunicação e Imagem – Caifadine Manasse;
Mobilização e Organizações Sociais – Leonor Mandlane.
10. A Comissão Política orienta ao Secretariado para, com o dinamismo característico continue a trabalhar para consolidação das vitórias da FRELIMO nos próximos pleitos eleitorais.
11. A Comissão Política analisou os preparativos da realização da Reunião Nacional das Bancadas da FRELIMO, a ter lugar de 6 a 7 de Abril, em Mocuba, Província da Zambézia, programa que se insere no quadro da formação e capacitação dos quadros, paramelhor responder aos desafios da governação.
UNIDADE,
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA