Aula de Sapiência do Camarada Filipe Jacinto Nyusi no Seminário dos Secretários de Verificação, Mobilização e Propaganda
A virtude de um mobilizador é a sua capacidade de impôr mudança positiva perante as adversidades
Aula de Sapiência do Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente do Partido FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Seminário dos Secretários de Verificação, Mobilização e Propaganda
Dondo, 9 de Março de 2018
Camarada Secretário-Geral da FRELIMO;
Camaradas Membros da Comissão Política;
Camaradas Membros do Secretariado do Comité Central;
Camaradas Primeiros Secretários Provinciais;
Camarada Secretário do Comité de Verificação do Comité Central;
Camaradas Membros do Comité Central;
Camaradas Secretários de Mobilização e Propaganda;
Caros Camaradas Facilitadores e Moderadores;
Minhas Camaradas e Meus Camaradas!
Permitam-me que, com elevada honra, deseje boas vindas à Vila Municipal do Dondo, a todos os participantes e, através de vós, saúde a todos os militantes ao longo de todo o território nacional.
Quero agradecer aos camaradas e a todo o Povo moçambicano que, com carinho, se juntaram a mim e à minha família, durante o dia da celebração do meu aniversário.
Agradecemos, igualmente, pelas manifestações populares em saudação ao comunicado que dirigimos à nação, anunciando a base dos consensos alcançados no âmbito da descentralização, sujeitos à aprovação pela Assembleia da República.
As saudações que foram continuadas depois de termos sido galardoados com o título Honoris Causa, em Relações Internacionais pela Escola de Diplomacia de Genebra, aumentam a nossa determinação para, cada vez mais, empenhar o nosso saber e força o que contribuirá para o crescimento da nossa FRELIMO, consequentemente para melhor servir o nosso país.
Muito obrigado, Camaradas!
Camaradas,
A FRELIMO, no seu 11º Congresso reafirmou a importância da formação permanente de quadros e dos seus militantes como mecanismo basilar para fortalecer a sua liderança.
Em Nampula, iniciámos com a formação que agrupou todos os Membros do Comité Central eleitos pelo Décimo Primeiro Congresso. Em Inhassoro, na Província de Inhambane concentramo-nos nos primeiros Secretários Distritais na sua qualidade de gestores do Partido no terreno, isto é, a partir do Distrito que é o polo do nosso desenvolvimento.
Hoje, estamos aqui em Dondo, na Província de Sofala, no centro do país, para trabalharmos com aqueles cuja sua acção se centra no Homem e na imagem do nosso Partido no terreno.
Com a formação que hoje inicia, pretendemos capacitar os Secretários Provinciais e Distritais da área de Mobilização e Propaganda. Pretendemos, ainda, partilhar experiências e harmonizar os métodos nossos de trabalho.
Juntos vamos inspirar a concepção de estratégias de mobilização e promoção da imagem do Partido, numa fase em que lançamos as bases para os processos eleitorais de 2018 e 2019.
Vamos aqui, nesta bela Cidade de Dondo consolidar o conhecimento dos Secretários de Mobilização e Propaganda sobre a natureza, objectivos, princípios e métodos de trabalho da FRELIMO, tendo como base os nossos Estatutos, Programas e as demais Directivas.
Vamos, igualmente, consolidar a confiança entre os dirigentes de diferentes níveis e discutir as melhores formas de promoção da imagem do Partido e fortalecer o alinhamento entre os órgãos do Partido e as organizações sociais.
Camaradas,
Para esta jornada de Dondo, a Comissão Política responsabilizou-me para apresentar o tema inaugural, que possa inspirar e provocar debates mais profundos nos temas que seguirão.
É tarefa fácil proferir um discurso por ocasião da abertura de um evento, mas não é, igualmente fácil, elaborar um tema de sapiência para o debate com os camaradas que reconhecemos possuírem elevada craveira.
Temos a consciência de que esta é uma audiência mais aberta, franca, sincera e sobretudo criativa e carregada de experiências e valores que contribuem para o crescimento da nossa acção como Partido com mais de cinquenta anos de existência.
Espero que consiga acolher as expectativas de todos, aliás, tenho dito, o facto de estarmos alguns dias juntos, quem não colher o mínimo de experiência terá perdido, absolutamente, o seu poder natural de sempre aprender do próximo.
O tema que me foi desafiado a abordar leva o título de: “PAPEL DOS SECRETÁRIOS DE MOBILIZAÇÃO E PROPAGANDA NA PROMOÇÃO DA IMAGEM DA FRELIMO E NA CONSTRUÇÃO DAS VITÓRIAS”.
Como podemos deparar, o tema é aberto, complexo e importante para nossa organização. Pelo que prefiro concentrar a atenção em duas figuras.
A primeira figura é a do “quadro” da FRELIMO, por entender que só é Secretário de Mobilização e Propaganda um bom “quadro” que trabalha e motiva outros quadros a produzirem com excelência.
A segunda figura é a de “líder” através do seu poder natural. O nosso Secretário é revestido de carisma natural que todos possuímos, que se converte na capacidade de liderança.
Ele é, por si só, fonte de inspiração para o grupo que dirige. Com a escolha da reflexão sobre o papel do quadro do Partido e as suas responsabilidades, pretendemos provocar os debates direcionados para se atribuir a autoridade com capacidades aos Secretários para garantir maior qualidade na liderança da FRELIMO.
Assim, convido a todos os Camaradas a seguirem-me, criticamente, no tratamento do tema conforme me foi proposto pelos organizadores deste Seminário, aos quais antecipo as minhas felicitações pela qualidade que já começamos a experimentar.
Camarada Secretário-Geral,
Camaradas Membros da Comissão Política,
Distintos Camaradas,
O mundo não foi sempre como hoje o conhecemos, por isso, a FRELIMO não poderia ser excepção. Nós olhamos para o passado, através das lentes dos nossos dias, porque somos pessoas do nosso tempo que olhamos para ele segundo a nossa perspectiva.
No mundo, habitualmente, se aprende das falhas e dos sucessos e assim tem sido a dialética que caracteriza a FRELIMO ao longo dos anos. Há quem afirme que, se Atenas não se tivesse metido na revolta de outro país, o mundo seria muito diferente de hoje. Os erros cometidos por ARISTÁGORAS deram origem a guerras Greco-Pérsicas.
Por outro lado, a desunião e consequente roptura entre as 12 tribos levou a que o Povo judeu (Israel) conseguisse perder a dimensão e o poder necessário à sua manutenção como potência regional relevante.
Não precisamos de viajar muito para buscar referências, bastando avaliar os fracassos das batalhas dirigidas pelos chefes Mawewe, Muzila, Ngungunhana, Khomola, Khupula-muno, Molide-Valoy, Ussa-Quanto, Nyaringa, Mataca, Kibiriti Diwane, entre outras batalhas que fracassaram por falta de unidade.
Hoje é simples história que nos deve inspirar, mas ontem foi uma realidade, foi um erro ou sucesso que explica a perspectiva da visão que existiu naquele momento.
Actualmente, não nos podemos dar ao luxo de falhar por falta de visão. Em todos os momentos a FRELIMO deve construir uma visão clara, correspondente ao tempo em que vivemos, assim como sempre fez, pois a nossa história é rica em conquistas e em bons exemplos.
Caros Camaradas!
Perante uma corrente forte da nossa época e das grandes aspirações do Povo pelo bem-estar, a FRELIMO é que lidera a todos os moçambicanos, sem distinção.
A FRELIMO tem cada vez maior responsabilidade que a história lhe confere, uma história testada ao longo dos 56 anos da sua existência. Por isso, estamos aqui para nos organizarmos, prepararmos e avaliarmos o clamor do Povo que servimos de modo a responder integralmente às suas expectativas.
Esta vontade só será possível com a máquina do Partido, hoje e aqui, representada por aqueles que são mobilizadores, promotores da imagem da FRELIMO, a conceber a sua persistência e o pensamento estratégico de que o desenvolvimento é o que conta na construção da economia.
Por isso Camaradas,
Termino dizendo: A virtude de um Secretário de Mobilização e Propaganda é a sua capacidade de impor mudanças positivas perante as adversidades.
Muito obrigado pela atenção!