Outras

Roque Silva diz que as Organizações Sociais da FRELIMO devem propor soluções dos problemas

O secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel, que falava durante o encontro com a ACLLN, OMM e OJM, em Maputo, diz que as Organizações Sociais do Partido FRELIMO devem passar a apresentar duas listas, uma de problemas e outra de soluções.

 

Roque Silva mostrou-se satisfeito com o informe conjunto apresentado pelas Organizações do Partido ao nível da cidade de Maputo, mas não poupou esforços em tecer algumas críticas com relação ao leque de problemas que dominam principalmente os discursos dos jovens, nomeadamente o desemprego, a falta de habitação entre outros assuntos que apoquentam a juventude moçambicana.

“Como lidar com uma Organização madura que já está com 40 anos, onde só tem jovens a liderar? A OJM deve passar a trazer duas listas, uma de problemas e outra de propostas de soluções. Porque lá na OJM temos jovens formados em gestão de negócios, jovens economistas, extensionistas que podem dinamizar a agricultura, que podem empreender e criar emprego”, apontou Roque Silva.

O Secretário-geral da FRELIMO foi mais longe ao sublinhar que já não se justifica que 40 anos depois, ainda tenhamos uma OJM que só apresenta uma lista de problemas.

‘Durante esses 40 anos, os jovens da OJM já tiveram várias formações dentro e fora do País que permitem avançar soluções desses mesmos problemas. Isso vai permitir que deixemos de encomendar as soluções e passarmos a produzir internamente as soluções dos nossos problemas”, sentenciou.

Num outro desenvolvimento, o Secretário-geral da FRELIMO, Roque Silva Samuel conscientizou aos membros das Organizações Sociais do Partido sobre a necessidade de valorizar ideias diferentes no seio dos debates sobre a vida política e social do País.

“As discussões de ideias devem ser comparadas a dois reagentes diferentes que precisam de combustão para poderem produzir uma reacção química. Porque duas ideias iguais não reagem e nem produzem efeitos almejados. É preciso abrir espaço para que as ideias diferentes sejam discutidas para se produzir consensos”, concluiu.

Importa referir que uma das primeiras actividades que marcaram o primeiro dia da visita de Roque Silva Samuel à Cidade de Maputo, foi a inauguração da Biblioteca da FRELIMO na sede do Partido da Cidade de Maputo, que contém um acervo de livros científicos, revistas, documentos históricos da FRELIMO, entre outros.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp