Assumir a célula como verdadeiro instrumento de intervenção social
O Camarada Secretário Geral da Frelimo Roque Silva Samuel reunido em sessão extraordinária do secretariado do Comité provincial Alargada a outros quadros por ocasião da sua visita a província de Inhambane disse que o maior desafio da Frelimo na
base está em fazer com que a célula seja assumida como verdadeiro instrumento de intervenção social.
A questão como a célula define a sua agenda é fundamental pois define também a forma como a sociedade vai olhar para si. Exemplificando explicou que se existe um problema na sociedade e a célula vai reunir, deve fazer constar obrigatoriamente da sua agenda o problema constatado e mobilizar-se de modo a encontrar soluções.
Se a célula do Partido se juntar aos que sofrem na comunidade e procurar soluções para a resolução dos seus problemas então ela irá consolidar o seu espaço de intervenção social defendeu o Camarada Secretário Geral.
Um dos outros desafios que temos segundo o camarada Secretário Geral é continuarmos a assumirmos o sentido de camarada e não de chefia. O Camarada Secretário Geral advertiu que o “vírus da chefia “, pode contribuir para o distanciamento com as bases.
Associado a isso destacou que o maior desafio de cada membro não é projetar a sua imagem mas sim a da Frelimo e do Camarada Presidente pelo que todo o esforço deve ser orientado nesse sentido.
É imperioso continuar a investir no que mais nos aproxima do nosso povo: a simplicidade, humildade e humanidade.
Cada província deve começar a refletir numa nova estratégia de intervenção nas bases privilegiando a imagem da Frelimo e do camarada Presidente, disse o Camarada Secretário Geral.