MENSAGEM DA FRELIMO POR OCASIÃO DA CELEBRAÇÃO DO 40° ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DA OJM
CAROS JOVENS
DISTINTOS MEMBROS E SIMPATIZANTES DA OJM
Sob o Lema: “40 Anos pela Causa da Juventude” a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), nosso inquestionável Viveiro de Quadros, celebra hoje, 29 de Novembro o seu 40° Aniversário.
A nossa OJM, a Seiva da Nação, desde a sua fundação, em cada etapa da nossa história, soube sempre, com fidelidade e abnegação, influenciar positivamente a acção da Juventude Moçambicana, agindo como farol e espelho da nossa acção rumo à consolidação da Unidade Nacional, promoção da Paz e desenvolvimento da nossa Pátria amada.
A FRELIMO orgulha-se em ter a OJM um fiel escudeiro que, inspirando-se nos ideais dos Jovens de 25 de Setembro e de 8 de Março, vivem e se entregam, com entusiasmo e esperança, na materialização das nossas vitórias, destacam-se, com brio e dedicação nas tarefas internas do Partido, bem como na continua edificação e construção de um Moçambique cada vez mais próspero e em Paz.
É com esta confiança, que a FRELIMO, destaca vital importância a participação da Juventude na gestão e liderança, a todos os níveis, dos processos de transformação social, políticas e cultural do País, reservando espaços para que ela, com criatividade e imaginação continue a imprimir maior dinâmica na sua acção por forma a garantir que rapidamente o nosso País vença a pobreza e continue a marchar rumo ao nosso desenvolvimento sustentável.
Bem haja OJM, Bem haja a Juventude Moçambicana, bem haja Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique.
Caros Jovens;
Hoje, volvidos 40 anos, a nossa Juventude, mercê de experiência acumulada, deve continuar a inspirar o nosso Povo. A nossa OJM deve continuar a participar e liderar os debates sobre os assuntos de interesse Nacional, constituindo, com seu engajamento, uma fonte de inspiração na busca de soluções que os desafios da actualidade nos impõem.
A nossa briosa OJM deve prosseguir com o seu papel mobilizador da Juventude, encorajando-a pelo exemplo, para uma participação, cada vez mais activa e dinâmica, em actividades de produção, contribuindo assim para o aumento da produção e consequente redução da importação de produtos básicos.
A nossa OJM, deve continuar a trabalhar para consolidação da Unidade Nacional e para a promoção da Paz, constituindo um alicerce firme da Unidade do Nosso Estado, onde o debate de ideias, a inclusão e o pensamento distinto constituem fontes para alcançar consensos e promover a concórdia e cristalizar a reconciliação Nacional.
É com este espírito que a FRELIMO continua a encorajar a OJM, para que com a sua influência prossiga com o seu papel mobilizador da Juventude assegurando uma participação mais dinâmica nas actividades sociais, económicas, políticas, culturais, desportivas entre outras permitindo que os nossa jovens cresçam num ambiente saudável, livre de drogas e outros males que perigam o nosso bem-estar.
Neste contexto, a FRELIMO exorta a OJM a continuar a desenvolver acções de produção, de patriotismo, do auto-estima, de amor ao estudo ao trabalho e à solidariedade, de forma a incutir nos jovens em geral o princípio de valorização e de ter o trabalho como o meio de sustento individual e da família.
A FRELIMO exorta a Juventude a participar activamente no processo preparação interna das Eleições Intercalares da Cidade de Nampula e Eleições Autárquicas marcadas para 10 de Outubro de 2018 e das Legislativas, Presidenciais e das Assembleias Provinciais de 2019.
A FRELIMO, deseja à OJM e à Juventude Moçambicana, Festas Felizes.
UNIDADE
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA
Maputo, 29 de Novembro de 2017