MODERNIZAÇÃO DA FRELIMO, DESCENTRALIZAÇÃO, ÉTICA GOVERNATIVA E ANTI-CORRUPÇÃO, SÃO MATÉRIAS A DISCUTIR NA PROPOSTA DO PROGRAMA QUINQUENAL DO PARTIDO
Segundo o Porta-voz da FRELIMO, António Niquice, no quadro do briefing do terceiro dia do 11° Congresso, a aposta na modernização do Partido FRELIMO nos próximos tempos visa adequar ao contexto global imposto pela necessidade do uso e apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação, com vista a flexibilizar as acções do Partido rumo ao desenvolvimento.
Relativamente a proposta do Programa dos próximos 5 anos, terão enquadramento, aspectos ligados a Descentralização do Aparelho Administrativo do Estado, Ética Governativa e combate à Corrupção, sendo este último apontado e declarado, em sede do 11° Congresso, “tolerância zero” contra os infratores.
Sobre o Desenvolvimento Humano e Social, António Niquice referiu que as acções concretas estarão viradas a incutir o espírito técnico profissional nos jovens com vista a dopta-los de habilidades centradas na resolução de problemas específicos da actualidade.
Por outro lado, o desenvolvimento económico, diplomacia económica e social terão um tratamento especial com vista a alargar a base de cooperação internacional.
Niquice disse ainda que é com maior apreço que a FRELIMO regista que o povo em diferentes frentes tem estado a responder o chamamento do Governo e do Camarada Presidente Nyusi para o aumento da produção e produtividade, o que surpreendentemente o país registou, este ano, o maior índice de produção de agrícola e consequente comercialização do excedente.
Segundo Niquice, amanhã, quarto dia de trabalhos do 11° Congresso, inicia com apreciação e debate sobre a proposta do Programa da FRELIMO que uma vez aprovado será transformado em manifesto eleitoral para os pleitos que se avizinham.
Por outro lado, os congressistas irão presenciar o início do processo de eleições internas com vista a revitalização dos órgãos centrais da FRELIMO.