COMISSÃO POLÍTICA – COMUNICADO DE IMPRENSA
Sob direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 05 de Julho de 2017, na Sede Nacional da FRELIMO, a 91a Sessão
Ordinária da Comissão Política, com o objectivo de analisar a actual situação política, económica e social do país.
1. A Comissão Política saúda o Povo moçambicano pela sua participação massiva nas celebração dos 42 anos da Independência Nacional e das comemorações dos 55 anos da fundação da FRELIMO. Foram momentos de festa e de exaltação da nossa moçambicanidade e de conquistas alcançadas com sacrifício, valentia e heroicidade dos moçambicanos obreiros da nossa nacionalidade.
2. A Comissão Política considera que as Visitas Presidenciais do Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, em especial a Província de Tete, constituem um momento previlegiado de reforço da governação, da avaliação do grau de implementação do Programa Quinquenal do Governo e de promoção do desenvolvimento económico e social sustentável. A interacção com a população ao longo de todo o país permite a troca de ideais na busca de melhores soluções para os problemas do país.
3. A Comissão Política felicita o Povo moçambicano pela contínua convicção e firmeza de que o trabalho é o meio pelo qual pode alcançar o desenvolvimento, que todos almejamos.
4. A Comissão Política saúda o Governo pelas acçoes que incentivam a cultura de trabalho, o desenvolvimento do capital humano, para a reafirmação de Moçambique na rota do desenvolvimento. Mostra disso foi a recente graduação dos primeiros licenciados da Universidade
Nachingwea (UNA), realizada na cidade da Matola, Província de Maputo, sob direcção do Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI.
5. A Comissão Política anotou com satisfação que como fruto da governação virada para resultados, foi retomada a produção e processamento de Grafite de Ancuabe, Província de Cabo Delgado, o que marca uma etapa de um processo de crescimento do sector mineiro, acto importante para a indústria enquanto principal factor dinamizador e decisivo do país.
6. A Comissão Política felicita o Banco de Moçambique, pela inauguração do complexo de edifícios do Banco de Central. Estas infra-estruturas não só dignificam o Banco Central, como vem responder aos requisitos de qualidade técnica e de segurança exigidas actualmente em instituições desta natureza.
7. A Comissão Política avaliou os preparativos para realização do 11o Congresso da FRELIMO, a ter lugar, de 26 de Setembro a 01 de Outubro, na Província de Maputo, Cidade da Matola e exorta os membros, militantes e simpatizantes, bem como a população em geral a fazerem desta reunião, um momento de reforço da unidade nacional, de aumento de produção e produtividade.
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA