MENSAGEM ALUSIVA AO 42º ANIVERSARIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL E AOS 55 ANOS DA FUNDAÇÃO DA FRELIMO
Celebra-se a 25 de Junho, em todo o País, o 42º Aniversário da proclamação da Independência de Moçambique.
A 25 de Junho do ano de 1975, o saudoso Camarada Presidente Samora Moisés Machel, proclamou, em nome do Comité Central da FRELIMO,
representando todo o Povo Moçambicano, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, a Independência total e completa de Moçambique e a sua Constituição em República Popular de Moçambique.
Nesta data celebramos as conquistas do Povo Moçambicano, que valorizando o princípio da Unidade Nacional, organizou-se e decidiu pela Criação da FRELIMO, a 25 de junho de 1962, movimento este que liderou o processo da luta pela liberdade, num processo longo e difícil, que custou o sacrifício de muitos compatriotas. A causa fundamental era a libertação do jugo colonial fascista português no nosso solo pátrio.
A Unidade Nacional foi o factor decisivo da vitória contra o ocupante opressor da nossa Pátria, e permitiu a conquista da Independência Nacional e a edificação de um Estado Popular e democrático em franca consolidação. Permitiu, ainda, pôr fim à guerra de desestabilização e o alcance da Paz que pretendemos duradoira e eterna.
A FRELIMO na Cidade de Maputo continua a defender e advogar os princípios da independência, liberdade, democracia e afirmação do povo Moçambicano, como sempre foi e é seu apanágio, por isso congratula-se com estas conquistas do povo que garantem a consolidação da independência nacional.
Este ano de 2017, a população residente na Cidade de Maputo comemora o 42º aniversário da Independência do País e o 55º aniversário da criação da FRELIMO testemunhando e participando na preparação do 11º Congresso da FRELIMO a ter lugar em Setembro, na Cidade da Matola.
Os Congressos da FRELIMO constituem uma demonstração ao País e ao mundo que o Partido que pugna pela democracia, inclusão e participação de todos cidadãos, sem distinção de raça, sexo, crença religiosa no processo de desenvolvimento sócio económico e cultural de Moçambique.
O 42º ano da nossa Independência e o 55º aniversário da FRELIMO ocorrem num momento em que se buscam os melhores caminhos para o alcance da Paz efectiva e estabilidade económica no País, e estamos cientes que com Unidade, Trabalho e Vigilância, tal como alcançamos a Independência Nacional e derrotamos o colonialismo, conquistaremos a Paz e asseguraremos a estabilidade desta Pérola do Índico.
A FRELIMO na Cidade de Maputo reconhece o legado dos combatentes que incansavelmente lutaram pela independencia, liderados por Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza, pelo seu papel aglutinador e nas diversas fases do nosso percurso, e está convicta de que com a sabia liderança do Presidente Filipe Nyusi, iremos consolidar todas essas conquistas rumo ao progresso.
A FRELIMO na Cidade de Maputo saúda o Povo Moçambicano pela passagem de mais um ano da independência, e felicita as grandes realizações levadas a cabo durante estes 42 anos da nossa independência.
Neste aniversário da nossa Independência Nacional e da criação da FRELIMO, exortamos a todos os munícipes, militantes e simpatizantes para o reforço e consolidação da Unidade Nacional, da cultura de paz e de trabalho, do espírito de auto-estima, pressupostos fundamentais, e sem os quais a luta contra pobreza e a Independência económica poderá ter sucesso.
UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
Maputo, aos 23 de Junho de 2017