“MOÇAMBIQUE PODE ENCONTRAR SOLUÇÕES NA HOLANDA” – DISSE PR
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que Moçambique pode encontrar na Holanda, soluções para os problemas que o país enfrenta, no sector de recursos hídricos.
O Chefe de Estado falava na Holanda num seminário onde se abordaram as conquistas da cooperação entre Moçambique e aquele país europeu.
“O cidadão moçambicano quando houve falar de água, ultimamente tem sido aflição. Normalmente água é felicidade, água é vida, mas para o nosso povo tem sido palavra totalmente difícil.
Água não existe para o consumo humano suficiente, água de qualidade mesmo em abundância.
Água mata quando chove muito em Moçambique, mas mata também quando o seu saneamento não é conforme e cria charcos, malária e também quando se consome água imprópria, provoca diarreias, portanto, água mata em Moçambique.
Matou muito no ano passado porque a população moçambicana basicamente vive de agricultura, não pôde produzir o suficiente, seja na região sul onde não choveu, mas mesmo na região norte e centro, onde choveu tardiamente e desorganizadamente.
Nesta instituição aqui onde estamos, aqui se pode encontrar a solução para o problema certo dos moçambicanos.
Eu quero encorajar o estudo que foi feito e que está a ser desenvolvido para a cidade da Beira e é uma experiência incluindo a requalificação da cidade.
Exercícios como esses, estão a decorrer também na cidade de Maputo e há projectos muito ambiciosos que estão a ser desenhados para a futura cidade de Palma, onde muitas empresas deste país vão intervir.
Por isso, é mais uma oportunidade para diversificar os apoios ao longo de todo o país”, disse Filipe Nyusi.
Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento para o apoio à Administração Regional de Águas, à Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento e ao Fundo de Investimento e Património de Água.