REINO DOS PAÍSES BAIXOS DISCUTE RETOMADA DO APOIO AO OGE
Reino dos Países Baixos, discute nas próximas duas semanas, a retomada do apoio ao Orçamento do Estado moçambicano.
Em visita oficial àquele país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, ficou a saber através do Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele Reino sobre o optimismo quanto à retoma do apoio, interrompido na sequência das revelações da dívida pública.
Bert Koenders, sublinhou que as próximas duas semanas serão cruciais para a tomada de decisão da retomada do apoio directo ao Orçamento Geral do Estado moçambicano.
O Chefe da diplomacia holandesa, acredita que a retomada deste apoio, poderá acontecer uma vez que são animadoras as notícias sobre o esclarecimento da dívida pública do país.
“Espero que isso aconteça a breve trecho, porque como sabemos, nós temos muito boas relações com Moçambique’’, disse Bert Koenders.
-Holanda disponível a ajudar Moçambique
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse que a Holanda é um país disponível a ajudar Moçambique a sair da actual crise financeira.
Oldemiro Baloi, falava, esta quarta-feira, na Holanda, onde integra a delegação do Presidente da Republica, Filipe Nyusi, que visita aquele país.
“Estamos num país amigo, num país disponível para apoiar Moçambique. Como sempre está disponível a ajudar o país a sair desta situação. O ponto é que enquanto estivermos com a ajuda financeira suspensa. Há países que por vias indirectas, no caso da Holanda, através de ONG,s, vão libertando alguns meios, mas para nós, isso são medidas paliativas. O normal é a relação fluída, Estado a Estado, sem intermediários dessa natureza”, frisou Oldemiro Baloi