Outras
PR Nyusi lamenta morte da mãe de Chissano
O Presidente da República, Filipe Nyusi, lamenta a morte da Avô Mariana Muianga, mãe do antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, ocorrida em Maputo, por doença, na manhã desta terça-feira.
MAPUTO – Numa mensagem de condolências dirigida à família Chissano, cuja cópia foi enviada a Redacção da AIM, Nyusi afirma que foi com sentido de profunda lamentação que os moçambicanos receberam a notícia do falecimento.
“Com esperança, vínhamos acompanhando as informações que nos davam conta da situação do seu estado de saúde que culminou com esta perda irreparável”, escreve Nyusi na mensagem.
Segundo Nyusi, trata-se de uma dor que transcende o seu círculo familiar para ser partilhada pelos moçambicanos todos, por reconhecerem o papel que desempenhou na criação e educação de seu filho, o Presidente Joaquim Chissano, um dos fundadores da pátria Moçambicana.
“A morte da Avô Mariana vem abrir um vazio imensurável na família onde ela fazia parte e na sociedade moçambicana, pois as suas contribuições inequivocamente farão muita falta, pela ausência da sua pujança e determinação na difusão de valores de patriotismo e do gosto pela prática da agricultura”, lê-se na mensagem.
“Neste momento de dor, consternação e luto, em nome do Povo moçambicano, do Governo de Moçambique e no meu pessoal, endereçamos ao nosso Antigo Presidente da República, Joaquim Chissano e sua família as nossas mais sentidas condolências”, acrescenta a mensagem.
Nyusi conclui fazendo votos para que, como moçambicanos, todos os cidadãos possam recompor-se da dor causada por este infortúnio e continuar a luta por um Moçambique cada vez melhor, buscando nela parte da sua inspiração.