MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS
A Comissão Política, o Secretariado do Comité Central, os Quadros e Militantes, receberam com consternação a triste notícia do desaparecimento físico do camarada AUGUSTO MACAMO, Quadro do Partido e Presidente Honorário da OTM-Central Sindical, ocorrido no dia 04 de Abril de 2017
, em Manjacaze, Província de Gaza.
A FRELIMO, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Moçambicanos, a Sociedade Moçambicana perdeu o timoneiro do Movimento Sindical no País. Perdemos um dos principais defensores da justiça laboral e dos direitos dos Trabalhadores Moçambicanos.
Perdemos um grande Quadro nas fileiras do nosso Partido que sempre representou a classe trabalhadora, oferecendo o melhor de si na incessante promoção dos direitos e deveres dos trabalhadores moçambicanos, uma das conquistas da Independência Nacional.
O camarada MACAMO ingressou na Frente de Libertação de Moçambique em 1963. Durante o seu percurso político e profissional destacou-se em várias missões e funções tais como, Membro do Comité Central, Deputado da Assembleia Popular, Membro do Comité Central da OTM e Secretário Geral da OTM.
O camarada MACAMO foi um grande mobilizador na clandestinidade, contribuindo para o sucesso da Luta Armada e da Independência Nacional.
Em todas essas missões, o camarada MACAMO foi exemplo de zelo, dedicação e sacrifício.
Soube cultivar no seio dos trabalhadores o espírito de entrega ao trabalho, harmonia entre o trabalhador e o empregador.
Defendeu que, a melhor solução para os conflitos laborais era o diálogo e como sindicalista, sempre sensibilizou os trabalhadores para o aumento da produção e produtividade.
Na qualidade de militante incentivou a classe operário-camponesa a valorizar a produção agrícola e industrial como factor dinamizador para o desenvolvimento do País.
Foi com muito empenho e dedicação que o camarada MACAMO participou nas várias frentes de luta contra a fome e contra todos os factores tendentes ao divisionismo para a consolidação da Unidade Nacional e do bem-estar do Povo Moçambicano.
Pelas suas qualidades, o camarada MACAMO soube cultivar o espírito de convivência mútua e de solidariedade.
O desaparecimento físico do camarada AUGUSTO MACAMO, abre em todos nos, a Direcção do Partido, o Sindicato dos Trabalhadores, membros e simpatizantes da grande família FRELIMO, um vazio difícil de preencher.
Neste momento de luto, o camarada Presidente do Partido, a Comissão Política, o Secretariado do Comité Central da FRELIMO, endereçam em nome de todos os militantes, simpatizantes e a população em geral, os sentimentos de pesar à família enlutada.
Paz à sua alma
Maputo, Abril de 2017