COMISSÃO POLÍTICA Comunicado de impressa
A Comissão Política da FRELIMO, reunida no dia 16 de Novembro de
2016, na sua 77ª Sessão Ordinária, na Sede Nacional, sob orientação do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, analisou questões actuais de conjuntura política, económica e social actual do país e do mundo.
1. A Comissão Política da FRELIMO dirige uma saudação a todo o povo moçambicano pelo contínuo exemplo de patriotismo, determinação e empenho na busca de soluções, para o desenvolvimento do país.
A Comissão Política saúda, o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI por ter dirigido, na província de Niassa, as cerimónias de lançamento da rede mosquiteira para prevenção e combate a malária, inaugurado a
1. escola técnico profissional e a linha férrea, Cuamba-Lichinga, uma importante infraestrutura de suporte à produção e aumento da produtividade e de outros sectores dinamizadores da economia com destaque para o escoamento da produção agrícola da província do Niassa para a região norte do nosso país bem como para os países do interland.
2. Saúda, igualmente, o Governo moçambicano que, face à difícil conjuntura nacional e internacional tem, incansavelmente empreendido acções, visando estabilizar o ambiente macroeconómico, através da interação de medidas de natureza fiscal e monetária, alicerçadas em instituições fortes, coordenadas e integradas visando a melhoria da posição externa do país e a sustentabilidade da dívida pública.
3. A Comissão Política aprecia, satisfatoriamente, o decurso da acção governativa, orientada no sentido de reduzir a vulnerabilidade das comunidades, da economia e das infraestruturas aos riscos climáticos e às calamidades naturais, mobilizando e preparando as populações para enfrentar o período que se avizinha, propenso à ocorrência de eventos climáticos extremos.
4. Aprecia ainda a acção do Governo orientada para o reforço de competências ao nível de conhecimentos, habilidades e gestão de atitudes, para um maior rigor nas medidas de prevenção e mitigação, visando reduzir o grau de exposição das pessoas ante aos riscos climáticos.
5. Ciente da sua missão e empenho na defesa da soberania, integridade territorial e na manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas, a Comissão Política congratula as Forças de Defesa e Segurança pelo esforço na contenção e repreensão da onda de criminalidade, das atrocidades da Renamo caracterizadas pelo assassinato de pessoas, vandalização e destruição de infraestruturas públicas e privadas, actos que se configuram como atentados aos direitos humanos e atraso aos esforços do desenvolvimento do país.
6. A Comissão Política apreciou a informação da Bancada Parlamentar da FRELIMO, e a saúda pela maturidade e responsabilidade demonstradas na análise e aprovação das matérias submetidas à magna casa do povo.
7. A Comissão Política foi informada sobre o trabalho do lançamento do Estudo e Divulgação das Teses e das Eleições Internas, nos Órgãos do Partido, actos que se enquadram no trabalho em curso de preparação do 11º Congresso, que terá lugar na Cidade da Matola, Província de Maputo, de 26 de Setembro a 01 de Outubro de 2017.
UNIDADE,
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA