Outras

Frelimo sensibiliza contra as diarreias

O PARTIDO Frelimo no distrito do Monapo, província de Nampula, está a sensibilizar os seus membros e a população, em geral, sobre a adopção de medidas de prevenção contra doenças diarreicas, que já causaram vítimas na região.

 

Esta acção enquadra-se num trabalho amplo que inclui a vertente social e política. Com efeito, as brigadas têm estado a revitalizar as bases e a mobilizar os camponeses para o aumento da produção de alimentos.

O primeiro-secretário do Comité Distrital do partido naquele ponto da província de Nampula, Amade Amisse, afirmou que as brigadas que dirigem as actividades de revitalização das células não se limitam apenas a realizar o trabalho político, mas também encontram espaço para falar das doenças diarreicas, que em Monapo já causaram alguns óbitos.

Amisse deplorou, em contato com a nossa Reportagem, a atitude de alguns cidadãos de má-fé que têm vindo a vandalizar residências de alguns líderes e secretários de bairros, alegadamente por estes serem responsáveis pela ocorrência de diarreias que assolam a região. Lamentou este facto explicando, uma vez mais, às pessoas que se trata de um fenómeno que tem origem na falta de medidas preventivas por parte dos cidadãos.

Para o nosso entrevistado, a higiene individual e colectiva é a única forma para evitar a ocorrência destas doenças, numa altura em que a escassez de água se faz sentir junto das comunidades, particularmente na vila-sede distrital, cujo sistema de abastecimento já está obsoleto.

Entretanto, as autoridades sanitárias locais descartaram a possibilidade de se tratar de cólera, baseando-se nas análises submetidas ao Laboratório Provincial.

Dos exames efectuados observou-se que a maior parte dos casos tem a ver com o consumo de água imprópria, tirada de poços caseiros, localizados normalmente perto de latrinas.

Foram igualmente recolhidas amostras da água dos furos convencionais e submetidas ao laboratório, mas as conclusões determinaram que nenhuma destas fontes está contaminada com o vírus que provoca diarreias que estão a afectar neste momento o distrito de Monapo.

O primeiro-secretário da Frelimo recomendou o tratamento da água com desinfectante ou a sua fervura antes do ser consumida, como forma de estancar o alastramento da doença.

O distrito de Monapo conta com 1600 células do Partido Frelimo e as estruturas estão engajadas em angariar mais membros e simpatizantes para garantir a vitória nos processos eleitorais que se avizinham. Trata-se das eleições autárquicas de 2018 e as gerais de 2019.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp