Outras

Verónica Macamo condena casamentos prematuros

A Membro da Comissão Política e Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, disse recentemente, na cidade
de Maputo, que Moçambique não pode atingir um desenvolvimento acelerado e sustentável enquando existir o fenómeno dos casamentos prematuros.

 

Verónica Macamo, que falava no lançamento do projecto de protecção de menores, denominado “Elo Mais Forte”, disse que os casamentos prematuros afectam toda a sociedade e tornam o país mais pobre e, por causa deste fenômeno, as raparigas deixam a escola para se tornarem esposas e mães. Disse que devido a esta prática, parte signifi cativa da população está condenada a engrossar o número de mulheres que sofrem do fl agelo da pobreza. “O casamento prematuro gera gravidezes precoces que, por sua vez, criam situações em que temos crianças a tomar conta de outras crianças”. Apesar dos avanços alcançados na protecção da criança e na educação das famílias, disse a nossa fonte, os índices de casamentos prematuros continua elevados. Citando dados estatísticos, a presidente da Assembleia da República apontou que mais de 2100 alunas desistiram de estudar este ano, devido aos casamentos prematuros.

Na visão de Macamo, a tradição por vezes relega a rapariga para o segundo plano, privando-a da instrução.
“Muitas vezes, a rapariga fi ca em casa a fazer trabalhos domésticos ou do campo, prejudicando, deste modo, as acções da sua formação e autosuperação, que amanhã terão refl exos negativos na sua integração”.
Para vencer está problemática, Macamo apontou que devem ser desenvolvidas acções com vista à consciencialização da população.

Macamo ainda referiu que outra solução é a valorização dos programas para a expansão e massifi cação dos serviços de saúde sexual e reprodutiva para jovens e adolescentes, para prevenir a gravidez precoce.
A presidente da Assembleia da República apelou à sociedade para que faça uma refl exão profunda sobre a legislação vigente e se esta, está à altura dos desafi os que o país enfrenta.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp