Outras

COMISSÃO POLÍTICA COMUNICADO DE IMPRENSA

A Comissão Política da FRELIMO, reunida no dia 2 de Novembro de 2016, na sua 76ª Sessão Ordinária, na Sede Nacional, sob direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, analisou

questões da conjuntura política, económica e social actual do país, e do mundo.

1. A Comissão Política saúda o Povo moçambicano pela forma como tem sabido com a sua inteligência, disciplina, capacidade inovadora e dedicação, manter o foco no incremento de acções de produção, produtividade e renda, prosseguindo com o seu espírito de entrega ao trabalho, mantendo sempre viva a chama da esperança e certeza de que o trabalho é o principal agente de promoção do desenvolvimento.

2. Considerando o aumento da produção e da produtividade como principal objectivo em todos os sectores, com maior ênfase na agricultura, a Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI pelo lançamento da Campanha Agricultura, Missão 2016/2017 e, por reiterar, na sua mensagem, que ela é a base do nosso desenvolvimento.

3. A Comissão Política congratula, o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI por considerar que a promoção do sector agrário familiar, no mercado; a definição de culturas obrigatórias com base nas características dos solos e por províncias, o financiamento aos produtos agrários, o incremento dos níveis de produção e de produtividade nas culturas 
alimentares básicas, constituem factos fundamentais visando aumentar a disponibilidade de alimentos, de modo a garantir a segurança alimentar; a contínua mecanização agrícola e a promoção de uma agricultura orientada, não só para o mercado interno, como também para o mercado internacional.

4. A Comissão Política felicita o Governo pela aposta na construção de infraestruturas em particular as que se destinam a expansão e melhoria da prestação de serviços de saúde e água melhorando assim a qualidade de vida 
dos moçambicanos. A Comissão Política saúda ainda o Camarada PresidenteFILIPE JACINTO NYUSI pela inauguração do Hospital Central de Quelimane, na província da Zambézia, a primeira infra-estrutura do género, construída no pós-independência.

5. A Comissão Política repudia todo o tipo de violência e, deplora os assassinatos que se têm verificado nos últimos dias, desta vez tendo como vítimas as lideranças locais a vários níveis, membros do Partido e defendeuma intervenção por parte das instituições de administração da justiça, na investigação, esclarecimento e responsabilização criminal dos seus autores materiais e morais.

6. Informada sobre as trágicas consequências do vendaval que semeou luto e devastação na Província e cidade de Maputo, a Comissão Política endereça as mais sentidas condolências e, a sua solidariedade e conforto às vítimas efamílias e enaltece todas as iniciativas conducentes à promoção da solidariedade entre os moçambicanos, assim como o princípio de contarmos com as nossas próprias forças para fazer face as adversidades.

7. A Comissão Política apreciou a informação da Bancada Parlamentar, saúda a Chefia da Bancada, o Conselho de Chefia, os Deputados da Bancada Parlamentar da FRELIMO, pela maturidade e responsabilidade demonstradas na análise e aprovação das matérias submetidas à magna casa do povo.

8. A Comissão Política, avalia positivamente o trabalho das brigadas centrais que se deslocaram às províncias e cidade de Maputo para procederem ao lançamento das teses ao 11º Congresso, participar no processo de eleições internas, com vista à Eleição de delegados às Conferências Provinciais e ao 11º Congresso da FRELIMO a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017 na cidade de Matola, Província de Maputo.

UNIDADE
PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp