Noruega garante apoio a Moçambique
A Noruega está disponível a apoiar Moçambique nas reformas que for a adoptar visando o esclarecimento da dívida pública.
A garantia foi dada ontem por Borge Brende, ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Noruega, momentos depois do
encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi, no âmbito da sua visita ao país.
“Queremos apoiar os esforços do Governo na operacionalização da auditoria independente. A Noruega é um grande parceiro de Moçambique, por isso estamos interessados em que este processo corra bem e nós prestarmos assistência para o desenvolvimento de Moçambique. O que vamos fazer é apoiar os esforços do Governo nesta fase e nas reformas que forem necessárias”, destacou.
Com o Presidente da República o diplomata disse ter sido acordada a continuidade da pareceria entre os dois países e a expansão das áreas de cooperação para os domínios da educação, saúde e criação do emprego.
Segundo Borge Brende, as relações de amizade e de cooperação entre os dois países são fortes e duram desde 1975, razão a qual a Noruega ter já investido, por exemplo, no sector da electricidade, mais de 400 milhões de dólares norte-americanos sobretudo na área hidroeléctrica e expansão da electrificação rural.
Nesta visita de dois dias, Borge Brende fez-se acompanhar por 30 empresários noruegueses interessados em investir em diferentes áreas.
“Não temos um acordo em concreto com o governo, mas vamos continuar a discutir para ver em que áreas a Noruega poderá trabalhar com Moçambique”, frisou.
Para além de se encontrar com o Presidente da República, o ministro norueguês manteve ontem um encontro com a activista social Graça Machel, com membros do Governo, em especial os ministros da Economia e Finanças e dos Recursos Minerais e Energia, respectivamente Adriano Maleiane e Letícia Klemens. Conversou ainda com parlamentares e participou na cimeira empresarial que contou com a presença do empresariado nacional e norueguês, membros do governo, entre outros.