Kagame termina visita
O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, deixou ontem Maputo de regresso ao seu país, ao fim de dois dias de visita de Estado a Moçambique.
Ainda ontem, o estadista ruandês depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos e proferiu uma palestra perante a comunidade académica e empresarial, na qual destacou a importância de se direccionar os investimentos nas necessidades e interesses nacionais.
Durante a sua estada em Moçambique, Paul Kagame manteve conversações bilaterais com o Presidente da República, Filipe Nyusi, no final do que foi celebrado um acordo de consultas políticas entre os dois países.
No encontro, o Chefe do Estado moçambicano garantiu que Moçambique vai cooperar na avaliação de casos de alguns cidadãos ruandeses residentes no país como refugiados ou requerentes de asilo, a quem o Governo de Kagame exige que sejam extraditados alegadamente por terem participado do genocídio de 1994, que vitimou 800 mil pessoas naquele país dos Grandes Lagos.
O Presidente ruandês manteve um encontro de cortesia com a Presidente do parlamento moçambicano, Veronica Macamo Dlhovo.