Outras
Inauguração de ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi.
Trata-se de uma infra-estrutura que vai permitir o aumento da capacidade de carga para 5 milhões de toneladas por ano em 2017.
A empreitada resulta do facto da ponte antiga, em estrutura metálica, registar um elevado grau de degradação devido a deterioração dos materiais, aos sucessivos embates que a mesma sofreu e ao desgaste decorrente da sua exploração, visível fadiga dos materiais, pondo em risco a circulação dos veículos ferroviários.
Trata-se da primeira maior infra-estrutura do género construída desde a independência nacional. O custo da construção da ponte é de pouco mais de 588 milhões de meticais, fundos próprios da empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM, EP).
A ponte, cuja primeira pedra para a respectiva construção foi lançada em Agosto do ano passado, liga o Parque Industrial de Matsapha (Suazilândia) e aos portos de Maputo e Matola, podendo suportar 27 toneladas por eixo, contra as anteriores 18.5 toneladas.
A nova infra-estrutura permite a circulação de locomotivas com maior capacidade e composições com até 100 vagões, contra os 50 que a antiga suportava.