Frelimo encoraja moçambicanos
A COMISSÃO Política da Frelimo saudou ontem a todos moçambicanos pela sua postura de coragem e determinação face às adversidades impostas pela acção belicista da Renamo, que tem ceifado vidas humanas e destruído bens e também à seca e estiagem que associadas à
conjuntura internacional tendem a elevar o custo de vida.
Reunida na sua 72.ª Sessão Ordinária, a Comissão Política reiterou a sua condenação aos ataques da Renamo, que têm resultado em mortes de civis, dirigentes e líderes comunitários, saques de bens da população, roubo de medicamentos e destruição de infra-estruturas sociais e económicas imprescindíveis para o povo, o que demonstra que a agenda desta formação política é contrária ao desenvolvimento.
O órgão encoraja ainda a todos os segmentos da sociedade a prosseguirem com a multiplicação de iniciativas direccionadas à preservação da paz, tranquilidade e harmonia entre os cidadãos, a aumentarem a produção e produtividade como principal agenda dos moçambicanos rumo ao desenvolvimento.
Felicita igualmente a acção vigorosa das Forcas de Defesa e Segurança na prevenção e combate ao crime, dos acidentes de viação, na protecção das populações e na manutenção da ordem, segurança e tranquilidade públicas em todo o território nacional.
As felicitações estenderam-se ao Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, pelo trabalho em curso na frente diplomática ao nível regional, continental e internacional, com referência para a participação na Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (TICAD) e na 36.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Congratula-o igualmente pelo facto de ter desempenhado com sucesso e diplomacia a liderança da Troika do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança da SADC.
Num outro desenvolvimento, a Frelimo avalia positivamente o decurso das conferências distritais e provinciais de quadros e o trabalho em curso do gabinete de preparação do XI Congresso a ter lugar de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017 na cidade da Matola, ajustado ao princípio de trabalho do partido, que defende que “a vitória prepara-se, a vitória organiza-se”.
Noutro passo, congratulou a maneira ordeira, pacífica e festiva como decorreu o IX Festival Nacional da Cultura nas cidades da Beira e Dondo, província de Sofala.