MOÇAMBIQUE PASSA HOJE A PRESIDÊNCIA DA TROIKA À TANZÂNIA
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, chegou ontem à Suazilândia para participar na 36ª Cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que tem lugar hoje e amanhã.
Ainda ontem, o Chefe de Estado moçambicano, na qualidade de presidente em exercício da Troika do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, manteve encontro com as outras duas presidências integrantes, nomeadamente África do Sul e Tanzania.
Nesta cimeira da Troika do Órgão de Política, Defesa e Segurança da SADC, Filipe Nyusi e seus homólogos vão harmonizar o relatório do mandato, a ser apresentado à Cimeira da SADC hoje.
O Órgão da Troika é composto pelo presidente em exercício, neste caso Filipe Nyusi, pelo presidente cessante, Jacob Zuma, e pelo futuro presidente, John Magufuli, e reporta as suas actividades ao presidente da Cimeira da SADC.
Hoje, Filipe Nyusi passa a presidência da Troika do Órgão à Tanzania, que está representada nesta cimeira pelo seu vice-presidente, Samia Suluhu Hassan, continuando, ainda integrante do Órgão, na condição de presidente-cessante, saindo definitivamente a África do Sul do fórum.
Nesta marcha da SADC, o Chefe de Estado faz-se acompanhar pela Primeira-dama, Isaura Nyusi, pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, pelos Altos Comissários de Moçambique na Suazilândia, Luís Silva, e no Botswana, Domingos Fernandes, quadros da Presidência da República, dentre outras instituições do Estado.